Ícone do site PortalRBV

SC lança campanha contra violência à mulher com foco nos homens

SC lança campanha contra violência à mulher com foco nos homens

Foto: Divulgação/Secom GOVSC

O Governo do Estado de Santa Catarina lançou recentemente uma campanha inédita de conscientização e combate à violência contra a mulher, com uma linguagem direta e urgente, voltada para romper ciclos de agressão. A iniciativa destaca a responsabilidade da sociedade, principalmente dos homens, em agir contra qualquer tipo de violência doméstica, mostrando que esse problema não é privado, mas sim um crime que exige ação imediata.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Protagonizada pelo multicampeão de MMA Fabrício Werdum, a campanha inverte a lógica tradicional da força.

No vídeo institucional, gravado em ambiente de treino, Werdum aparece não apenas como lutador, mas também como marido e pai de duas filhas, transmitindo que a coragem verdadeira está na proteção, no respeito e na postura firme contra qualquer agressão.

“Não é um problema privado, é um crime e precisa ser tratado com seriedade. Estamos mudando a forma de falar sobre isso porque não dá mais para jogar essa responsabilidade só nas costas da vítima. O recado agora é claro: homem de verdade respeita, protege e denuncia. Santa Catarina não tolera violência contra a mulher”, afirma o governador Jorginho Mello.

Durante anos, campanhas de combate à violência doméstica focaram apenas em encorajar as vítimas a se protegerem e denunciarem.

Embora importante, essa abordagem colocava sobre a mulher o peso da responsabilidade por interromper o ciclo de agressão.

A nova estratégia estadual muda esse enfoque: a mensagem agora é dirigida aos homens, que precisam assumir responsabilidade.

“A violência contra a mulher não é uma simples questão de casal, é crime. É uma prática covarde que muitas vezes começa com controle e humilhação, e pode evoluir até o feminicídio. Por isso, família, amigos, vizinhos… ninguém pode se calar diante deste grave problema que envolve toda a sociedade. Denunciar salva vidas, e permite que o Estado aja de forma rápida para proteger quem precisa”, ressalta o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

A campanha “Seja homem. Denuncie” reforça que a verdadeira masculinidade está na proteção, no respeito e na coragem de romper o silêncio.

Fabrício Werdum reforça: “Bater em mulher é coisa de covarde”, mostrando que a agressividade não é motivo de orgulho.

O agressor deixa de ser herói e passa a ser visto como um “Zero”. Além disso, o Governo de Santa Catarina enfatiza que a omissão também contribui para o problema.

Quem presenciar ou tiver conhecimento de violência doméstica deve denunciar imediatamente pelos telefones 190, da Polícia Militar, ou 181, do Disque Denúncia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile