Santa Catarina conquistou a segunda posição no Ranking |Nacional de Inovação, conforme o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), divulgado nesta segunda-feira (05) pelo INPI. O estado é líder na região Sul.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O diretor de inovação da Fiesc, José Eduardo Fiates, destacou a qualidade das instituições e o ecossistema de startups como fatores essenciais para o resultado. “Reflete a quantidade e qualidade das instituições e a presença de empresas inovadoras”, afirmou.
O IBID avalia aspectos variados e Santa Catarina obteve um índice de 0,415, atrás apenas de São Paulo, que marcou 0,891. O índice é baseado na metodologia do Índice Global de Inovação (IGI), da OMPI.
No ranking nacional, SC se destaca em vários pilares. No pilar instituições, o estado ocupa o segundo lugar, com liderança em ambiente institucional e vice-liderança em ambiente de negócios.
Veja também
Distribuição de R$ 15,19 bilhões do FGTS começa nesta sexta
STF avalia recusa de transfusão por motivos religiosos
Santa Catarina também se destaca em três pilares. É o terceiro em conhecimento e tecnologia, infraestrutura, e economia criativa. No pilar economia, ocupa a quinta posição, enquanto no pilar capital humano, está na sétima posição.
Na região Sul, Santa Catarina lidera em inovação, com Paraná em segundo e Rio Grande do Sul em terceiro. O estado se destaca regionalmente em instituições, infraestrutura e economia.
Em 2023, o Brasil ficou em 49ª posição mundial no Índice Global de Inovação, sendo o primeiro na América Latina e Caribe.