SC ultrapassa 80 mil casos de dengue em 2023; número de mortes chega a 84

Dados sobre a dengue são do informe epidemiológico da DIVE/SC divulgado nesta quarta-feira (12)

Santa Catarina registrou 86.811 casos confirmados de Dengue em 2023, diz o informe epidemiológico da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), divulgado nesta quarta-feira (12). Além disso, o número de óbitos confirmado pelo agravo subiu de 77 para 84 somente neste ano.

Segundo a DIVE, SC registrou sete mortes por dengue entre 3 a 10 de julho. Joinville lidera os municípios com os maiores números de óbitos, com 36 até o momento. Na sequência Florianópolis, com 13 mortes, e Palhoça, com nove mortes.

Além disso, no período de 1 de janeiro a 10 de julho de 2023, foram notificados 206.714 casos suspeitos do agravo em Santa Catarina.

Publicidade

Desses, 86.811 foram confirmados, 60.434 foram descartados e 32.143 inconclusivos. Em uma semana, o Estado obteve um aumento de 6.001 casos da doença.

Na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram notificados 126.011 casos suspeitos de dengue no estado, a DIVE observa um aumento de 64% no número de notificações no ano de 2023 (206.714).

Em relação aos casos confirmados, apesar do pequeno aumento de 6,1% em comparação ao mesmo período do ano passado (81.809 casos de dengue), o informe acredita que é preciso ter cautela quanto a esta tendência, tendo em vista que 27.326 casos permanecem como suspeitos no sistema de notificação.

Joinville segue liderando o número de casos
Os maiores números de casos da doença estão no município de Joinville, com 25.918 pessoas confirmadas. Na sequência está Florianópolis, com 14.522 casos confirmados e Palhoça com 11.507.

Do total de casos confirmados até o momento, 77.938 são autóctones (transmissão dentro do estado) distribuídos em 122 municípios de Santa Catarina, sendo que 37 municípios atingiram o nível de epidemia.

A caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes.

Chikungunya e Zika
Os casos de chikungunya também estão crescendo em Santa Catarina, com 569 notificações e 46 confirmados. Além disso, em uma semana, 3 pessoas foram confirmadas com a doença.

Houve 181 notificações de zika no Estado, entretanto, não há casos confirmados até o momento.

Fonte:
ND+

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ônibus da dupla Wilson e Soraia se envolve em grave acidente

Um grave acidente de trânsito registrado na madrugada deste...

Consumidores podem pedir reembolso de produtos da Ypê

Consumidores que adquiriram produtos da Ypê incluídos na suspensão...

Polícia Militar prende motorista por embriaguez ao volante

Na madrugada de sábado, 16, a Polícia Militar prendeu...

Novo esquema viário no Berger pretende evitar conversões perigosas 

A partir da semana que vem, mudanças de sentido...

Veículo é destruído por incêndio em Celso Ramos

Um veículo utilitário ficou completamente destruído após um incêndio...

Hospital divulga nota sobre morte de empresário envenenado em Videira

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador divulgou uma nota oficial...

Inscrições para o Santa Catarina Canta 2026 são prorrogadas até 20 de maio

Os talentos vocais de Santa Catarina ganharam uma nova...

Campanha Mãos que Aquecem lança 12ª edição em Caçador

A 12ª edição da campanha “Mãos que Aquecem” foi...