Semana Nacional do Doador: número de candidatos cresce 31% no Estado em 2023

Neste ano, foram 4.544, o que representou 3.736 bolsas de sangue para transfusão.

A Semana Nacional do Doador 2023 encerrou com sucesso e aumento no número de candidatos à doação no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dessa forma, em comparação com o ano passado, o período registrou um crescimento de 31% no total de candidatos. Assim, em 2022, 3.438 pessoas se candidataram à doação. Por outro lado, neste ano, foram 4.544, o que representou 3.736 bolsas de sangue para transfusão.

Com o tema “Preserve a vida. Doe sangue”, a Semana Nacional Doador de Sangue ocorreu entre os dias 20 a 25 de novembro, a fim de promover a conscientização ambiental entre os doadores de sangue, demonstrando que todos somos responsáveis pelo meio em que vivemos.

De acordo com a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, este aumento de candidatos à doação de sangue mostra como a população catarinense é solidária e entende que o sangue não tem substituto, somente a doação de um ser humano pode salvar outro. “Sendo assim, consideramos nossa semana do doador de sangue um grande sucesso pelo número de bolsas coletadas. Além disso, temos que agradecer também aos diversos parceiros do HEMOSC que contribuíram de muitas formas alegrando nossos doadores e a imprensa sempre nos aproximando das pessoas e incentivando a doação de sangue”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Doação de sangue: Campanha da RBV Rádios de Videira mobiliza comunidade

Sobre o HEMOSC

O Dia Nacional do Doador de Sangue foi instituído em junho de 1964, através do decreto Lei nº 53.988, que homenageia e agradece aos doadores de sangue que com seu ato voluntário e altruísta salvam vidas.

O HEMOSC, administrado pela FAHECE, é responsável por 99% do sangue coletado e distribuído no Estado. As doações devem ser agendadas por meio do site https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html .

Fonte:
Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fuga na BR-282 termina com 30 kg de drogas apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa...

IPTU 2026 em Videira agora é 100% digital! Veja como pagar

A Prefeitura de Videira iniciou a cobrança do IPTU...

Homem fica ferido após agressão em Capinzal durante madrugada

Um homem ficou ferido após ser atingido por golpes...

Pai e filha são identificados após grave acidente na SC-350 em Lebon Régis

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente registrado...

Seis em cada 10 brasileiros já emprestaram o nome e muitos se arrependeram

Emprestar o nome para terceiros, prática popularmente conhecida como...

Disputa ao Senado por Santa Catarina em 2026 já tem cinco pré-candidatos confirmados

A corrida pelas duas vagas ao Senado Federal por...

Falta de sangue em SC coloca hospitais em alerta

Os estoques de sangue em Santa Catarina atingiram nível...

Colisão frontal em Lebon Régis mata bebê de 7 meses e homem

Um grave acidente de trânsito registrado na noite de...