A campanha Setembro Amarelo é realizada desde 2015 e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar que estes aconteçam. Comprometido com a missão de proteger a vida, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), promoverá palestras online, no formato de PodCast, que serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do CBMSC. Assim, as palestras ocorrerão nos dias 15 e 18 de setembro, às 14h30min.
Nesse sentido, serão abordados temas como saúde mental e a prevenção do suicídio, autoconhecimento, como gerenciar o estresse e a crise, comportamento suicida, crise e fatores desencadeantes e protocolo de abordagem ao militar em adoecimento psicológico de risco. Haverá ainda, também, um espaço aberto para realização de perguntas aos palestrantes.
A condução desses momentos será feita pelos seguintes militares: 1º tenente BM Jean Abilio Silva, 2º sargento PM João Roberto Marcelino e cabo BM Mariana Gabriella Sdrigotti. A mediação será feita pelo capitão BM Raniel Teles Ribeiro.
Experiência dos especialistas convidados
Capitão BM Raniel Teles Pinheiro
– Curso de Formação de Oficiais (CFO), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Turma Aspirantes 2014, TCC: “Atendimento a Ocorrências envolvendo Tentativa de Suicídio”;
– Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 2018;
– Membro do Comitê Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – CONATTS – LIGABOM.
1º Tenente BM Jean Abilio Silva
– Graduado em Psicologia pela UFSC;
– Especialista em Gestão Pública pela UFSC;
– Mestre em Psicologia Experimental pela USP;
– Curso de Formação de Oficiais (CFO), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – Turma Aspirantes 2019 – TCC: “Possibilidades de atuação do serviço de psicologia no corpo de bombeiros militar de Santa Catarina”;
– Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio – Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 2019.
– Além de suas atribuições como psicólogo bombeiro militar, faz parte do corpo docente da disciplina de Saúde Mental e Gestão de Situação de Crises.
2º Sgt PM João Roberto Marcelino
– Policial Militar há 27 anos, atuando no Serviço de Psicologia há 8 anos;
– Pós graduado em Avaliação Psicológica e em Psicologia do Trânsito;
– Perito Judicial (psicológico);
– Realiza atendimento clínico, avaliação psicológica e acompanhamento psicológico para avaliação de intervenção bariátrica e procedimento de esterilização masculina (vasectomia).
Cabo BM Mariana Gabriella Sdrigotti
– Graduada em Psicologia;
– Pós-graduada em Psicoterapia Clínica e Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia;
– Ingressou no CBMSC em 2014, realizando o Curso de Formação de Cabo em 2022;
– Além de suas atribuições como psicóloga bombeira militar, faz parte do corpo docente da disciplina de Saúde Mental e Gestão de Situação de Crises.