Temporada das baleias-francas começa e promete encantar moradores e turistas

Primeiros animais da temporada foram avistados em Florianópolis após migração de milhares de quilômetros desde a Antártida

A temporada de baleias-francas de 2026 começou oficialmente em Santa Catarina. Os primeiros animais foram avistados neste sábado (4) na Praia do Novo Campeche, em Florianópolis, marcando o retorno da espécie ao litoral catarinense após uma viagem de milhares de quilômetros desde as águas geladas da Antártida.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A chegada das baleias inaugura um dos períodos mais aguardados por pesquisadores, moradores e turistas. Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral de Santa Catarina se transforma em um importante refúgio para esses mamíferos marinhos, que utilizam a região para reprodução, nascimento dos filhotes e amamentação.

Publicidade

Litoral catarinense é um dos principais berçários da espécie

Reconhecido internacionalmente como um dos principais berçários da baleia-franca-austral, o litoral catarinense oferece condições ideais para o desenvolvimento dos filhotes. As águas mais calmas e com temperaturas mais amenas garantem segurança às mães durante os primeiros meses de vida dos recém-nascidos.

Além das fêmeas que chegam para dar à luz, outros exemplares utilizam a costa brasileira como área de descanso e reprodução antes de iniciarem o retorno às regiões polares.

A expectativa é que o número de baleias aumente gradualmente nas próximas semanas, com novos registros em praias da Grande Florianópolis e também do litoral sul de Santa Catarina, onde a presença da espécie costuma ser mais frequente durante o auge da temporada.

Migração impressiona pela distância percorrida

A viagem realizada pelas baleias-francas é considerada uma das maiores migrações do reino animal. Todos os anos, elas deixam a Antártida, onde encontram abundância de alimento, e percorrem milhares de quilômetros até o litoral brasileiro.

O deslocamento acontece porque os filhotes nascem com pouca gordura corporal e não suportariam as baixas temperaturas das águas antárticas. Por isso, as mães buscam regiões mais quentes e protegidas para o nascimento e a amamentação.

Após o período reprodutivo, mães e filhotes retornam ao extremo sul do continente, reiniciando um ciclo migratório que se repete anualmente.

Observação deve ser feita com responsabilidade

A presença das baleias-francas movimenta o turismo de natureza em Santa Catarina e atrai observadores de diversas regiões do país. Também desperta o interesse de pesquisadores que acompanham o comportamento e a conservação da espécie.

Especialistas, no entanto, reforçam que a observação deve ocorrer de forma responsável, mantendo distância dos animais e respeitando as normas de proteção ambiental. A recomendação é evitar qualquer aproximação que possa interferir no comportamento natural das baleias, garantindo tranquilidade durante o período de reprodução e cuidados com os filhotes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sebrae/SC realiza encontros do ALI Produtividade em Canoinhas e Fraiburgo

A Gerência Regional Centro-Norte do Sebrae/SC realizou, nos dias...

Tempo instável persiste em Santa Catarina nesta terça-feira

Santa Catarina permanece com o tempo instável nesta terça-feira...

Câmara de Videira reforça segurança após situação durante sessão

A Câmara de Vereadores de Videira está adotando novas...

Segundo turno das eleições: campanha eleitoral recomeça nesta segunda-feira

Candidatos ao segundo turno das eleições gerais retomam as atividades de campanha a partir desta segunda-feira.

Atletismo de Videira tem destaque na Olesc

Videira teve uma participação de destaque no atletismo da...

Petição para homenagear Lito Sousa passa de 20 mil assinaturas

Uma petição criada na internet para homenagear Joselito Geraldo...

Justiça mantém pena de 20 anos para mulher que matou marido e escondeu corpo em freezer

A condenação da mulher denunciada pelo Ministério Público de...