Rádios RBV

Menu

Exportações catarinenses de carne suína batem recorde histórico para o semestre

A China e Hong Kong foram responsáveis por 46,7% dos embarques catarinenses no período

Fonte:
Observatório Agro Catarinense

No primeiro semestre de 2023, Santa Catarina alcançou o melhor resultado das exportações de carne suína de toda a série histórica, iniciada em 1997. O estado foi responsável por 56,7% das receitas e 55,2% da quantidade nas exportações brasileiras de carne suína, mantendo seu status como maior produtor e exportador do Brasil. O resultado é recorde tanto em quantidade quanto em receita para o semestre. Os números foram divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). 

“É uma notícia espetacular para Santa Catarina, um estado que se destaca pelo cuidado com a sanidade animal e é reconhecido no mundo inteiro por isso. Toda a nossa equipe do setor agrícola se dedica a esse trabalho, e o resultado se reflete em desenvolvimento, emprego e renda para os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello. 

No acumulado do primeiro semestre, foram exportadas 320,1 mil toneladas de carne suína, com receitas de US$ 793,9 milhões. Esses valores representam aumentos de 14,7% e 25,9%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. A China e Hong Kong foram responsáveis por 46,7% dos embarques catarinenses no período. 

- Publicidade -

“Esse crescimento das exportações é fundamental para o setor, já que a produção de carne suína tem registrado aumentos expressivos nos últimos anos. Embora o consumo no mercado interno esteja em alta, há limites para absorver os incrementos recentes. Portanto, o mercado externo ganha ainda mais importância por seu papel no escoamento dos excedentes”, destaca Alexandre Luís Giehl, analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa. 

De acordo com a Epagri/Cepa, os resultados positivos deste primeiro semestre são resultado do crescimento dos embarques para quase todos os compradores. Os três principais destinos da carne suína catarinense foram a China, com um aumento de 7,4% na quantidade e 22,2% em valor, as Filipinas, com um aumento de 17,8% na quantidade e 30,8% em valor, e o Chile, com um aumento de 78,6% na quantidade e 105,2% em valor. Outro destaque positivo foi o México, que abriu seu mercado para a carne suína brasileira em novembro do ano passado e já ocupa a sexta posição no ranking das exportações. Até agora, foram embarcadas 6,84 mil toneladas para o país. 

Em junho, Santa Catarina exportou 59,6 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e miúdos). Esse número representa um aumento de 10,4% em relação ao mês anterior e de 17,9% em comparação com junho de 2022. As receitas foram de US$ 150,5 milhões, um crescimento de 8% em relação ao mês anterior e de 21,6% em relação ao mesmo período de 2022. Os dados completos sobre todos os países compradores, volumes e valores exportados podem ser acessados no site do Observatório Agro Catarinense.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

SC tem aumento de casos de violência contra idoso em 2024

Em Santa Catarina, cerca de 15% da população tem...

São Luiz Gonzaga: saiba quem foi o padroeiro de Iomerê

Em homenagem ao padroeiro de Iomerê, São Luiz Gonzaga,...

Trecho crítico da SC-120 é restaurado entre Lebon Régis e Curitibanos

Esta semana a Secretaria de Estado da Infraestrutura e...

Quartel da Polícia Militar de Videira recebe visita especial

Na tarde da segunda-feira (17), o Quartel da Polícia...

Vaca é atropelada e morre na SC-350

Uma vaca morreu atropelada por um veículo Gol, com...

Mais Lidas da semana

Morador de Rio das Antas está desaparecido

Um morador de Rio das Antas está desaparecido desde...

Vítima de acidente entre Monte Carlo e Fraiburgo segue em estado grave

O jovem Winícius Matheus Moreira, 24 anos, vítima de...

Grave acidente envolve dois caminhões e uma carreta em Videira

Um grave acidente envolveu dois caminhões e uma carreta...

Pessoas ficam feridas após engavetamento em trevo de Videira

Um engavetamento envolvento três veículos deixou pessoas feridas na...

Acidente na Marginal Sul em Videira deixa mulher ferida

Na manhã desta sexta-feira (14), um acidente na Marginal...

Outros Tópicos Interessantes