Menu

Japão suspende importação de aves de Santa Catarina

Suspensão da compra de carne de aves e ovos por parte do Japão acontece após caso de Gripe Aviária em ave doméstica em Santa Catarina.

Fonte:
RBV Rádios

O Japão suspendeu temporariamente a compra de aves, carne de aves e ovos produzidos em Santa Catarina. A suspensão por parte do governo japonês aconteceu nesta segunda-feira (17) após a confirmação de um caso de Influenza Aviária de alta patogenicidade em uma ave de fundo de quintal no município de Maracajá, no Sul de Santa Catarina.

Segundo ofício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi “informado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão – MAFF […] que as inspeções de importação de aves vivas, carne de aves e ovoprodutos do estado de Santa Catarina estão suspensas no Japão”.

O documento diz ainda: “Informamos que o MAPA está realizando as gestões necessárias para prestar os devidos esclarecimentos às autoridades japonesas”.

A situação se repete, depois que no último dia 28 de junho, o país asiático anunciou embargo temporário após a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência no município de Serra, no estado do Espírito Santo. 

Todavia, de acordo com os órgãos sanitários do Brasil, os casos de gripe aviária ainda não atingiram a criação de plantéis comerciais do país, e também não altera a condição do país como área livre da doença junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Como identificar e notificar possíveis casos de Influenza Aviária

A Cidasc alerta que casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados.

A comunicação pode ser feita através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET. Também pode acontecer diretamente em um escritório local da Cidasc; ou pelo telefone: 0800 643 9300.

Alerta e recomendações

O Estado de Santa Catarina segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção.

Com isso, permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense.

Dessa forma, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves também continua suspensa em todo território catarinense e nacional

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Outros Tópicos Interessantes

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de sol

A previsão do tempo para Santa Catarina neste final...

Construção industrializada de obras escolares é discutida

Construção industrializada de obras escolares é discutida em evento...

RBVerde será realizado neste sábado (08) em cinco cidades

O RBVerde será realizado na manhã deste sábado, 08...

Pampa, campeão olímpico de vôlei, morre aos 59 anos em SP

O campeão olímpico de vôlei André Felippe Falbo Ferreira,...

Voo de Florianópolis para Lisboa é confirmado pela TAP

Voo de Florianópolis para Lisboa é confirmado pela TAP...

Mais Lidas da semana

Acidente na SC 135, em Pinheiro Preto, deixa vítimas

Na manhã desta sexta-feira (07), por volta das 08h00,...

Aposta de Caçador fatura R$ 91 mil na Mega Sena

Uma aposta realizada em Caçador faturou R$ 91 mil...

Caminhão capota e colide em pinheiro na SC-355

Um caminhão caçamba capotou e colidiu em um pinheiro...

Família pede ajuda para cirurgia de bebê com doença rara em Caçador

Em Caçador, uma família está unida em uma campanha...

Mulher fica ferida em acidente no bairro Reunidas

Uma mulher ficou ferida em um acidente na manhã...
Publicidade