Rádios RBV

Menu

Exportações catarinenses de carne suína chegam ao ápice em 2023

Santa Catarina conquistou os mercados mais exigentes e competitivos, focando na sanidade animal e oferecendo uma proteína de qualidade, com sabor único

Fonte:
ND+

Saborosa, mais barata e de fácil preparo. A carne suína tem feito cada vez mais sucesso na mesa dos brasileiros e em outros países do mundo. Tanto que Santa Catarina alcançou o melhor resultado das exportações do produto em sua história, responsável por mais de 56% das receitas e por mais de 55% da quantidade nas exportações brasileiras da carne, mantendo o status de maior produtor e exportador nacional.

A suinocultura é um dos sistemas produtivos mais importantes do Estado. Se antes os cortes suínos eram subestimados e envolvidos em uma série de informações falsas, hoje, muito por conta dos avanços tecnológicos e de uma série de cuidados, esse tipo de alimento já ganhou o paladar e a preferência de muitos.

Santa Catarina conquistou os mercados mais exigentes e competitivos, focando na sanidade animal e oferecendo uma proteína de qualidade, com sabor único. No primeiro semestre do ano, mais de 320 mil toneladas de carne suína foram exportadas, com receitas de US$ 793,9 milhões.

- Publicidade -

Segundo a Epagri/Cepa, esses resultados estão relacionados ao crescimento dos embarques para quase todos os compradores, sendo a China, as Filipinas e o Chile os principais destinos. Outro destaque foi o México, que abriu o mercado para a carne suína brasileira em novembro de 2022 e agora ocupa a sexta posição no ranking de exportações.

Por que incluir a carne suína nos pratos do dia a dia


Sabor rico e diversificado a carne suína é conhecida por seu sabor rico e suculento, que pode variar de cortes magros e delicados a opções mais marmorizadas e intensas. Desde o sabor levemente adocicado da costeleta até a textura suculenta do lombo, agradando diferentes paladares.

Variedade de cortesUm dos principais atrativos da carne suína é a variedade de cortes. Desde as tradicionais costeletas, costelas e lombos até opções menos convencionais como o pernil e o filé, os cortes de carne suína oferecem flexibilidade na preparação e na criação de pratos únicos e deliciosos.

Versatilidade na cozinha a carne suína é um verdadeiro camaleão e se adapta a diversos métodos de preparo. Ela pode ser grelhada, assada, cozida lentamente, refogada e até mesmo defumada. Sua capacidade de absorver sabores permite a criação de marinadas e temperos que realçam sua essência e complementam outros ingredientes.

Nutrição balanceada


Contrariando mitos do passado, a carne suína moderna é magra e rica em nutrientes essenciais. Ela é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, além de conter vitaminas do complexo B, zinco e ferro. Ao escolher cortes magros e métodos de cozimento saudáveis, esse tipo de carne pode ser parte de uma dieta mais equilibrada.

Mais economiaComparada a outras carnes, a suína geralmente apresenta um custo mais acessível, fazendo dela uma alternativa econômica para adicionar proteína de alta qualidade às suas refeições. Com uma variedade de cortes que se encaixam em diferentes orçamentos, é possível criar pratos saborosos sem comprometer o bolso.

Viu só? Motivos não faltam para consumir a carne suína catarinense, ainda mais quando nosso Estado é o maior produtor e exportador nacional de cortes suínos e está sempre preocupado com a segurança e a qualidade das carnes.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva na maior parte do Estado

A previsão do tempo para esta terça-feira (27) já começa...

Time da Escola Sesi de Videira participa de festival nacional em Brasília

O Time VIDEBOTS da Escola SESI de Videira estará...

Irmãos capinzalenses estão conquistando o mundo sertanejo

Irmãos capinzalenses estão conquistando o mundo sertanejo, com músicas...

Câmara de Caçador promove duas audiências públicas nesta terça-feira

A Câmara de Caçador promove duas audiências públicas nesta...

ExpoVideira e Gastronomia: Uma Festa de Sabores e Solidariedade

Prepare-se para uma experiência gastronômica imperdível! Com a ExpoVideira...

Mais Lidas da semana

Homem é morto a tiros em Caçador

Um homem foi morto a tiros na manhã desta...

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de...

Videirense é eleita Garota Piscina Thermas Machadinho

A videirense Patricia Mpembele é a nova Garota Piscina...

Homem esconde corpo de amigo por oito dias em Curitibanos

Uma noite de bebedeira entre amigos resultou em uma...

Carreta carregada de álcool tomba perto de casas em Lebon Régis

Uma carreta carregada com álcool tombou próximo à casas...

Outros Tópicos Interessantes