Fraiburgo está se preparando para um futuro mais sustentável e com melhores condições de saneamento básico. O novo Plano Municipal de Saneamento Básico foi apresentado na quarta-feira (09) ao Conselho Municipal de Saúde e Saneamento. O plano define metas e estratégias para os próximos 20 anos, com um investimento total estimado de R$ 146 milhões. O objetivo principal é garantir um desenvolvimento mais eficiente e saudável para o município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O plano está estruturado em quatro pilares essenciais que visam promover a qualidade de vida e o bem-estar da população.
O primeiro pilar, relacionado ao abastecimento de água, busca alcançar 99% de cobertura urbana até 2033, além de expandir a nova Estação de Tratamento de Água (ETA).
Já no que se refere ao esgoto, a meta é alcançar 90% de cobertura, com a construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) nos bairros São Miguel e São Cristóvão.
O terceiro pilar do plano foca na gestão de resíduos sólidos. Com a ampliação da coleta seletiva e a expansão do aterro sanitário, Fraiburgo busca melhorar a gestão de resíduos e reduzir impactos ambientais.
Veja também
SAMU Aeromédico no Meio-Oeste completa 1 ano com mais de 150 atendimentos
Santa Catarina é o 3º maior exportador de mel do Brasil em 2024
Por fim, o plano contempla também a drenagem, com estudos técnicos e a execução de obras de macrodrenagem nas bacias urbanas da cidade, prevenindo enchentes e alagamentos.
O novo plano segue as diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico, garantindo que as ações sejam executadas com base nas necessidades reais da cidade.
O próximo passo do processo será a realização de uma audiência pública, essencial para que a população participe ativamente da construção deste projeto.
Após a audiência pública, o plano será encaminhado para o Legislativo.
A expectativa é que a sua aprovação ocorra no próximo semestre, iniciando uma nova fase de desenvolvimento para Fraiburgo, com investimentos em infraestrutura e qualidade de vida para todos os cidadãos.
Nossas Redes Sociais