Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Brasil quer eliminar lâmpadas com mercúrio até 2025

Meta está em acordo internacional

O Brasil tem o compromisso de tirar todas as lâmpadas fluorescentes do mercado até 2025. Essa meta foi definida no ano passado na quarta reunião da Conferência das Partes (COP) da Convenção de Minamata. A ideia é que elas sejam substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia e não contêm metais pesados.

As lâmpadas fluorescentes surgiram para substituir as antigas incandescentes, com a promessa de serem mais econômicas e duráveis, e não emitirem calor, mas contêm mercúrio na composição, um metal altamente tóxico.

“Nos seres humanos, ele [mercúrio] pode causar ataxia, problemas neuromotores, neurológicos, ele é teratogênico [organismo que, estando presente durante a gestação, produz uma alteração no desenvolvimento], na formação dos fetos, ele é bastante tóxico quando ligado à questão neurológica e pode chegar até a morte”, explica a bióloga Alexandra Penedo de Pinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicidade

A reciclagem é uma ferramenta poderosa, mas ainda insuficiente. Segundo a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), foram recicladas nos últimos seis anos no país 33 milhões de lâmpadas fluorescentes, cerca de 5 milhões por ano, número bem inferior ao total que chega anualmente. Em 2022, foram importados 12 milhões de lâmpadas.

“O desafio é muito grande porque as pessoas precisam se conscientizar de que existem diversos resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente. E o meio ambiente já vem sofrendo as consequências por meio de desastres naturais. Aquele resíduo que a gente joga em um lugar que não é o correto, ele traz uma consequência para o mundo”, aponta Camilla Horizonte, gerente de operações da Reciclus.

Na reciclagem, os componentes são separados: vidro, metais e pó fosfórico podem ser reutilizados. Já o mercúrio é extraído por estas tubulações conectadas a um filtro de carvão, que depois é destinado a um aterro sanitário especial.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovens de Lebon Régis são presas tentando entrar com drogas em Presídio

Duas jovens mulheres, ambas com 19 anos e naturais...

Tangará completa 78 anos com festa para toda família

Tangará vai comemorar 78 anos de história com um...

Publicação Legal – PROCESSO LICITATÓRIO Nº 19/2026 – EDITAL DE CREDENCIAMENTO 6/2026

MUNICÍPIO DE TANGARÁESTADO DE SANTA CATARINAPROCESSO LICITATÓRIO Nº 19/2026EDITAL...

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 15/2026 Pregão Eletrônico n. 5/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Aberto credenciamento para empresas participarem da ExpoCaçador 2026

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria Municipal...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Motorista morto em acidente na SC-350 é de Caçador

O grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Mulher morre após grave acidente com três veículos em Videira

Mais uma ocorrência fatal no trânsito reforçou o clima...

Hospital Maice enfrenta superlotação e orienta sobre atendimentos

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta um cenário de...

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Outros Tópicos Interessantes