Brasil quer eliminar lâmpadas com mercúrio até 2025

Meta está em acordo internacional

O Brasil tem o compromisso de tirar todas as lâmpadas fluorescentes do mercado até 2025. Essa meta foi definida no ano passado na quarta reunião da Conferência das Partes (COP) da Convenção de Minamata. A ideia é que elas sejam substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia e não contêm metais pesados.

As lâmpadas fluorescentes surgiram para substituir as antigas incandescentes, com a promessa de serem mais econômicas e duráveis, e não emitirem calor, mas contêm mercúrio na composição, um metal altamente tóxico.

“Nos seres humanos, ele [mercúrio] pode causar ataxia, problemas neuromotores, neurológicos, ele é teratogênico [organismo que, estando presente durante a gestação, produz uma alteração no desenvolvimento], na formação dos fetos, ele é bastante tóxico quando ligado à questão neurológica e pode chegar até a morte”, explica a bióloga Alexandra Penedo de Pinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicidade

A reciclagem é uma ferramenta poderosa, mas ainda insuficiente. Segundo a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), foram recicladas nos últimos seis anos no país 33 milhões de lâmpadas fluorescentes, cerca de 5 milhões por ano, número bem inferior ao total que chega anualmente. Em 2022, foram importados 12 milhões de lâmpadas.

“O desafio é muito grande porque as pessoas precisam se conscientizar de que existem diversos resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente. E o meio ambiente já vem sofrendo as consequências por meio de desastres naturais. Aquele resíduo que a gente joga em um lugar que não é o correto, ele traz uma consequência para o mundo”, aponta Camilla Horizonte, gerente de operações da Reciclus.

Na reciclagem, os componentes são separados: vidro, metais e pó fosfórico podem ser reutilizados. Já o mercúrio é extraído por estas tubulações conectadas a um filtro de carvão, que depois é destinado a um aterro sanitário especial.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 100 milhões

O prêmio principal da Mega-Sena segue sem vencedor após...

Encontro estadual do CEJESC reúne mais de 300 empresários em Videira

Videira sediou, na última semana, o encontro estadual anual...

Acic participa da campanha “Aqui Não” pelo fim da violência contra a mulher

A Associação Empresarial de Caçador (Acic) passou a integrar...

Geopolítica mundial: As ligações entre Trump, Vaticano, Hungria e Oriente Médio

A edição desta semana do RBV Entrevista abordou um...

Justiça revoga prisão de suspeitos de envenenamento em Santa Cecília

A Justiça de Santa Catarina revogou, nesta quinta-feira (23),...

Caçador estreia na Liga SC Cadete com apoio da torcida

O handebol de Caçador iniciou a temporada da Liga...

TSE garante voto de presos provisórios nas eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que presos provisórios...

Videira conquista medalhas e se destaca no JASTI estadual

O município de Videira encerrou sua participação na etapa...