Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Brasil quer eliminar lâmpadas com mercúrio até 2025

Meta está em acordo internacional

O Brasil tem o compromisso de tirar todas as lâmpadas fluorescentes do mercado até 2025. Essa meta foi definida no ano passado na quarta reunião da Conferência das Partes (COP) da Convenção de Minamata. A ideia é que elas sejam substituídas por lâmpadas de led, que consomem menos energia e não contêm metais pesados.

As lâmpadas fluorescentes surgiram para substituir as antigas incandescentes, com a promessa de serem mais econômicas e duráveis, e não emitirem calor, mas contêm mercúrio na composição, um metal altamente tóxico.

“Nos seres humanos, ele [mercúrio] pode causar ataxia, problemas neuromotores, neurológicos, ele é teratogênico [organismo que, estando presente durante a gestação, produz uma alteração no desenvolvimento], na formação dos fetos, ele é bastante tóxico quando ligado à questão neurológica e pode chegar até a morte”, explica a bióloga Alexandra Penedo de Pinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicidade

A reciclagem é uma ferramenta poderosa, mas ainda insuficiente. Segundo a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), foram recicladas nos últimos seis anos no país 33 milhões de lâmpadas fluorescentes, cerca de 5 milhões por ano, número bem inferior ao total que chega anualmente. Em 2022, foram importados 12 milhões de lâmpadas.

“O desafio é muito grande porque as pessoas precisam se conscientizar de que existem diversos resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente. E o meio ambiente já vem sofrendo as consequências por meio de desastres naturais. Aquele resíduo que a gente joga em um lugar que não é o correto, ele traz uma consequência para o mundo”, aponta Camilla Horizonte, gerente de operações da Reciclus.

Na reciclagem, os componentes são separados: vidro, metais e pó fosfórico podem ser reutilizados. Já o mercúrio é extraído por estas tubulações conectadas a um filtro de carvão, que depois é destinado a um aterro sanitário especial.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas em Videira

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste...

Operação policial apreende crack, dinheiro e celulares em Lebon Régis

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia...

Semana começa com sol, calor e possibilidade de temporais em Santa Catarina

A previsão do tempo indica condições variadas ao longo...

Discussão vira luta e termina em morte dentro de casa em Caçador

Um homem morreu após ser atingido por golpes de...

Idade para tirar CNH pode cair de 18 para 16 anos; entenda

A Câmara dos Deputados deve iniciar um novo debate...

Mais Lidas da semana

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Advogada é presa ao tentar entrar em presídio com eletrônicos escondidos em creme hidratante

Uma advogada foi surpreendida na tarde de segunda-feira, dia...

Mutirão de castrações atende animais em Caçador nesta semana

O Centro de Bem-Estar Animal de Caçador realiza nesta...

Master paga valor correspondente a 3 salários médios a 2,1 mil colaboradores

A Master, referência nacional na produção de alimentos à...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

Outros Tópicos Interessantes