Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Brasil teve ao menos 126 internações por fogos de artifício em 2023

Dados do Datasus consideram o período de janeiro a maio

Pelo menos 126 pessoas foram internadas no Brasil em 2023 após acidentes com fogos de artifício, como aquele que causou a amputação da mão do humorista ‘Pilha’. As informações são da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

O relatório considera os casos de janeiro a maio. Só em Santa Catarina, foram 13 internações no período – o mesmo número de todo o ano de 2019.

Segundo o médico Leonardo Lanzarin, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), casos como o do humorista catarinense são recorrentes nos hospitais e, por isso, a orientação é destinar o uso dos artefatos a profissionais. Os membros superiores costumam ser os mais atingidos.

Publicidade

“Em caso de queimaduras, o importante é lavar a mão, com água corrente ou soro fisiológico, enfaixar com algum tecido limpo e procurar um atendimento de saúde o mais mais rápido possível. E não botar nenhum tipo de remédio caseiro, porque isso pode levar a uma contaminação e infecção secundária”, explica.

Em caso de traumas com sangramento, ele continua, “o mais importante é também usar um tecido limpo pra cobrir, não precisa fazer nenhum garrote para parar o sangramento. É elevar o braço comprimir a região ali com o tecido e procurar o serviço de saúde o mais mais rápido possível”.

Internações por fogos de artifício em SC:

  • 2023 (janeiro a maio): 13
  • 2022: 17
  • 2021: 15
  • 2020: 18
  • 2019: 13

Internações por fogos de artifício no Brasil:

  • 2023 (janeiro a maio): 126
  • 2022: 346
  • 2021: 318
  • 2020: 332
  • 2019: 465

Relembre

O humorista catarinense Elvio da Nhaia, conhecido na web como “Pilha”, teve a mão esquerda amputada após sofrer um acidente enquanto manuseava fogos de artifício, na noite de sexta-feira (7).

Pilha é caminhoneiro de Concórdia. O humorista virou sucesso na internet com os vídeos compartilhados durante as viagens e é conhecido pelos bordões: “Tá contente agora?” e “pode abandoná”.

Em comunicado na segunda-feira (10), ele alertou para o perigo em mexer com os objetos. Ele passou por cirurgia e está bem.

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vereadores solicitam implantação de rótula no bairro DER

Os vereadores Johny Marcos (MDB) e Jonatas Maia (Bainho-PL)...

Videira recebe 3º Rally da Inclusão com trilhas e aventura

A comunidade de Santa Lúcia, em Videira, será palco...

CDL Caçador vai homenagear empreendedoras do comércio

A CDL Caçador promove, na próxima quinta-feira, dia 5...

Viabilidade da ovinocultura em Fraiburgo é debatida

A Regional Centro-Norte do Sebrae/SC participou, no dia 26...

Mais Lidas da semana

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição no Rio do Peixe

Na manhã desta sexta-feira (27), o corpo de um...

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Caçadorenses são chamados para testes da Seleção Catarinense de Handebol

Dez representantes de Caçador foram convocados para a seletiva...

Exumação do cão Orelha não confirma agressão e mistério continua

A perícia realizada no corpo do cão comunitário Orelha,...

Jovem de 18 anos sofre múltiplas fraturas em colisão frontal

Na noite deste domingo (1º), por volta das 20h50min,...

Outros Tópicos Interessantes