Brasil teve ao menos 126 internações por fogos de artifício em 2023

Dados do Datasus consideram o período de janeiro a maio

Pelo menos 126 pessoas foram internadas no Brasil em 2023 após acidentes com fogos de artifício, como aquele que causou a amputação da mão do humorista ‘Pilha’. As informações são da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

O relatório considera os casos de janeiro a maio. Só em Santa Catarina, foram 13 internações no período – o mesmo número de todo o ano de 2019.

Segundo o médico Leonardo Lanzarin, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), casos como o do humorista catarinense são recorrentes nos hospitais e, por isso, a orientação é destinar o uso dos artefatos a profissionais. Os membros superiores costumam ser os mais atingidos.

Publicidade

“Em caso de queimaduras, o importante é lavar a mão, com água corrente ou soro fisiológico, enfaixar com algum tecido limpo e procurar um atendimento de saúde o mais mais rápido possível. E não botar nenhum tipo de remédio caseiro, porque isso pode levar a uma contaminação e infecção secundária”, explica.

Em caso de traumas com sangramento, ele continua, “o mais importante é também usar um tecido limpo pra cobrir, não precisa fazer nenhum garrote para parar o sangramento. É elevar o braço comprimir a região ali com o tecido e procurar o serviço de saúde o mais mais rápido possível”.

Internações por fogos de artifício em SC:

  • 2023 (janeiro a maio): 13
  • 2022: 17
  • 2021: 15
  • 2020: 18
  • 2019: 13

Internações por fogos de artifício no Brasil:

  • 2023 (janeiro a maio): 126
  • 2022: 346
  • 2021: 318
  • 2020: 332
  • 2019: 465

Relembre

O humorista catarinense Elvio da Nhaia, conhecido na web como “Pilha”, teve a mão esquerda amputada após sofrer um acidente enquanto manuseava fogos de artifício, na noite de sexta-feira (7).

Pilha é caminhoneiro de Concórdia. O humorista virou sucesso na internet com os vídeos compartilhados durante as viagens e é conhecido pelos bordões: “Tá contente agora?” e “pode abandoná”.

Em comunicado na segunda-feira (10), ele alertou para o perigo em mexer com os objetos. Ele passou por cirurgia e está bem.

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria traz temporais e ventos fortes para Santa Catarina

A aproximação e o avanço de uma frente fria...

Homem é preso por importunação e ameaça com facão

Um homem foi preso na tarde de sábado (4)...

Augusto Cury é pré-candidato da presidência da República

O partido Avante confirmou o nome do escritor Augusto...
00:00:00

Artemis II bate recorde histórico de distância percorrida por humanos no espaço

A missão Artemis II alcançou, às 14h57 desta segunda-feira...

PM investiga tentativa de homicídio por atropelamento em Caçador

A Polícia Militar de Caçador atendeu um total de...

Nova lei garante até 3 dias de folga para exames preventivos

A Lei 15.377/26, publicada nesta segunda-feira (6) no Diário...

BR-282 em Joaçaba terá pare e siga por manutenção até maio

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou...