Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Brasil teve ao menos 126 internações por fogos de artifício em 2023

Dados do Datasus consideram o período de janeiro a maio

Pelo menos 126 pessoas foram internadas no Brasil em 2023 após acidentes com fogos de artifício, como aquele que causou a amputação da mão do humorista ‘Pilha’. As informações são da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

O relatório considera os casos de janeiro a maio. Só em Santa Catarina, foram 13 internações no período – o mesmo número de todo o ano de 2019.

Segundo o médico Leonardo Lanzarin, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), casos como o do humorista catarinense são recorrentes nos hospitais e, por isso, a orientação é destinar o uso dos artefatos a profissionais. Os membros superiores costumam ser os mais atingidos.

Publicidade

“Em caso de queimaduras, o importante é lavar a mão, com água corrente ou soro fisiológico, enfaixar com algum tecido limpo e procurar um atendimento de saúde o mais mais rápido possível. E não botar nenhum tipo de remédio caseiro, porque isso pode levar a uma contaminação e infecção secundária”, explica.

Em caso de traumas com sangramento, ele continua, “o mais importante é também usar um tecido limpo pra cobrir, não precisa fazer nenhum garrote para parar o sangramento. É elevar o braço comprimir a região ali com o tecido e procurar o serviço de saúde o mais mais rápido possível”.

Internações por fogos de artifício em SC:

  • 2023 (janeiro a maio): 13
  • 2022: 17
  • 2021: 15
  • 2020: 18
  • 2019: 13

Internações por fogos de artifício no Brasil:

  • 2023 (janeiro a maio): 126
  • 2022: 346
  • 2021: 318
  • 2020: 332
  • 2019: 465

Relembre

O humorista catarinense Elvio da Nhaia, conhecido na web como “Pilha”, teve a mão esquerda amputada após sofrer um acidente enquanto manuseava fogos de artifício, na noite de sexta-feira (7).

Pilha é caminhoneiro de Concórdia. O humorista virou sucesso na internet com os vídeos compartilhados durante as viagens e é conhecido pelos bordões: “Tá contente agora?” e “pode abandoná”.

Em comunicado na segunda-feira (10), ele alertou para o perigo em mexer com os objetos. Ele passou por cirurgia e está bem.

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Empresário denuncia suposta venda de atestados médicos em SC

O empresário Patrik Paulino, proprietário de um supermercado em...

“Não vou parar até encontrar”, diz pai de menina desaparecida

“Não vou parar até encontrar”. A frase resume a...

Videira retoma participação em oficina de música de Curitiba

A Prefeitura de Videira retomou a participação nas tradicionais...

Vítima de tentativa de feminicídio morre no hospital

A vítima de uma tentativa de feminicídio registrada em...

Homem é amarrado e agredido após furtar familiares

Um homem foi amarrado e agredido por familiares após...

Mais Lidas da semana

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

VÍDEO: Mulher cai em golpe e espera Brad Pitt em aeroporto de Erechim

Um caso inusitado registrado no Norte do Rio Grande...

Outros Tópicos Interessantes