Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Brasil teve ao menos 126 internações por fogos de artifício em 2023

Dados do Datasus consideram o período de janeiro a maio

Pelo menos 126 pessoas foram internadas no Brasil em 2023 após acidentes com fogos de artifício, como aquele que causou a amputação da mão do humorista ‘Pilha’. As informações são da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

O relatório considera os casos de janeiro a maio. Só em Santa Catarina, foram 13 internações no período – o mesmo número de todo o ano de 2019.

Segundo o médico Leonardo Lanzarin, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), casos como o do humorista catarinense são recorrentes nos hospitais e, por isso, a orientação é destinar o uso dos artefatos a profissionais. Os membros superiores costumam ser os mais atingidos.

Publicidade

“Em caso de queimaduras, o importante é lavar a mão, com água corrente ou soro fisiológico, enfaixar com algum tecido limpo e procurar um atendimento de saúde o mais mais rápido possível. E não botar nenhum tipo de remédio caseiro, porque isso pode levar a uma contaminação e infecção secundária”, explica.

Em caso de traumas com sangramento, ele continua, “o mais importante é também usar um tecido limpo pra cobrir, não precisa fazer nenhum garrote para parar o sangramento. É elevar o braço comprimir a região ali com o tecido e procurar o serviço de saúde o mais mais rápido possível”.

Internações por fogos de artifício em SC:

  • 2023 (janeiro a maio): 13
  • 2022: 17
  • 2021: 15
  • 2020: 18
  • 2019: 13

Internações por fogos de artifício no Brasil:

  • 2023 (janeiro a maio): 126
  • 2022: 346
  • 2021: 318
  • 2020: 332
  • 2019: 465

Relembre

O humorista catarinense Elvio da Nhaia, conhecido na web como “Pilha”, teve a mão esquerda amputada após sofrer um acidente enquanto manuseava fogos de artifício, na noite de sexta-feira (7).

Pilha é caminhoneiro de Concórdia. O humorista virou sucesso na internet com os vídeos compartilhados durante as viagens e é conhecido pelos bordões: “Tá contente agora?” e “pode abandoná”.

Em comunicado na segunda-feira (10), ele alertou para o perigo em mexer com os objetos. Ele passou por cirurgia e está bem.

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Motociclista fica gravemente ferido em colisão com carro na SC-355, em Videira

Na tarde desta terça-feira (19), por volta das 14h30,...

Estudantes de Medicina doam fraldas geriátricas

Estudantes de Medicina doam fraldas geriátricas e lenços umedecidos...

Homem é preso após tentar aplicar golpe com notas falsas

Um suspeito de aplicar golpes com notas falsas foi...

Casal morre em grave acidente na BR-280 em Canoinhas

Um grave acidente registrado na noite de quarta-feira (19)...

Videira marca presença em 14 modalidades nos Jogos Abertos de SC

A cidade de Videira está presente na edição 2025...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Homem morre eletrocutado em Lebon Régis

Um homem morreu eletrocutado na localidade de Faxinal São...

Outros Tópicos Interessantes