A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou duas carretas da mesma transportadora na BR‑282, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, carregadas além do permitido. A ocorrência registrada na tarde de sexta-feira, 4 de julho, envolveu veículos que transportavam areia e apresentavam tráfego lento e pneus visivelmente achatados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Após a pesagem, a irregularidade foi comprovada. O primeiro bitrem apresentou 90,1 toneladas, ultrapassando o limite legal de 57 toneladas em 33,1, ou 58%.
O segundo estava com 88 toneladas, 31 acima do permitido. Ambas as cargas foram consideradas excessivas, configurando infração grave à legislação de trânsito.
Como resultado, a transportadora e a mineradora responsável pela carga foram enquadradas no crime de dano ao patrimônio público, conforme o Código Penal.
Veja também
Polícia Penal de SC recaptura 80 foragidos em 120 dias
Construção civil em SC cria 11,5 mil vagas entre janeiro e maio de 2025
A PRF registrou a ocorrência e encaminhará o caso ao Ministério Público Federal. Os veículos foram retidos no pátio da PRF em Xanxerê até que toda a carga excedente fosse retirada.
A PRF alerta que o trânsito de veículos com sobrepeso não prejudica apenas a via — gerando buracos, rachaduras e desníveis — como também compromete a segurança, devido ao desgaste dos sistemas de freio e suspensão.
O excesso aumenta o risco de acidentes graves, colocando em risco motoristas e usuários.
