Realizada no período de 10 a 25 de fevereiro, a Consulta Pública do Trânsito convidou os videirenses a responderem um questionário com quatro perguntas, duas com respostas objetivas – sim ou não, e duas descritivas, onde o participante pôde deixar sua opinião sobre os pontos críticos do trânsito e sugerir melhorias.
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A coleta de dados online foi realizada através de um sistema desenvolvido pela equipe de TI da Prefeitura Municipal, permitindo a computação, tabulação e geração de gráficos de forma automática e em tempo real das questões objetivas.
Quanto as questões descritivas, o sistema – também de forma automática, realizou o agrupamento de palavras, frases e expressões repetidas, separando as citações dos pontos críticos e das sugestões, e quantificando o número de vezes que cada uma delas foi citada.
A partir desses dados, foram gerados gráficos e relatórios analíticos condensados e objetivos, permitindo uma análise mais apurada e rápida dos resultados.
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A Consulta teve a participação de 2.511 pessoas, sendo 2.505 online e 06 em questionários impressos. O resultado apontou que 95,98% dos participantes acreditam que são necessárias mudanças no trânsito, enquanto 4,02% dizem que não há necessidade de mudanças. 88,68% dos participantes afirmam que as mudanças devem ser urgentes, enquanto 11,32% afirmam que as mudanças não são urgentes.
Entre os pontos críticos mais citados estão a rua Saul Brandalise, o entorno da Praça Nereu Ramos, o sistema de radares, muitas ruas de mão única, Rua Brasil, bairro Santa Tereza, entre outros. Entre as sugestões citadas aparecem mudanças nesses mesmos pontos, além de citações como “voltar ao que era antes”, “mudar estacionamento” e “não precisa mudança”.
Os resultados foram apresentados para a Comissão de Trânsito em reunião realizada nesta sexta-feira (28), oportunidade em que foi decidida a criação de um grupo técnico que apresentará, já na próxima reunião marcada para o dia 10 de março, um estudo contendo pelo menos três sugestões técnicas. A sugestão que for escolhida pela Comissão, será executada pela Administração Municipal.
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