Rádios RBV

Menu

MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos 

Corrida eleitoral na região segue recebendo influência dos principais caciques da política barriga-verde, Luiz Henrique, Amim e Jorginho

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos nas 15 cidades pertencentes à Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe. Os dados podem ser conferidos através da plataforma DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Quando observados os números referentes à corrida eleitoral para o legislativo das 15 cidades, são pouco mais de 900 candidatos. Estes estão dispostos em 12 partidos e duas federações. Um dos partidos de maior tradição na política de Santa Catarina, o MDB lidera a disputa com 128 nomes. 

Em seguida, encontra-se o PL, partido liderado pelo atual governador Jorginho Mello. A sigla detém 101 nomes na corrida pelo legislativo. Na terceira posição, está o PP capitaneado pela família Amin em Santa Catarina, que na Amarp conta com 99 candidatos. Em relação às federações, a formada pelos partidos PT, PC do B e PV conta com 100 candidatos. Dos pouco mais de 900 nomes para o legislativo, 83 pertencem à federação de PSDB e Cidadania. 

Veja também

Emerson Zanella tem candidatura indeferida em Macieira

Mulheres são menos de 35% dos nomes para o legislativo

Na ponta de baixo da lista, com o menor número de candidatos, aparecem os partidos Novo, PRB e PSB, o primeiro conta com apenas 3 candidatos em Videira. Já as outras duas siglas contam com 12 nomes cada, sendo que o PRB, Partido da Renovação Democrática, aparece com candidatos apenas no município de Fraiburgo.

MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos; assista

MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos 
Foto: RBV Rádios
MDB, PL e PP detém o maior número de candidatos
Foto: RBV Rádios

Corrida pelo executivo na Amarp reflete política catarinense

A corrida pelas 15 prefeituras da Amarp em 2024 reflete o histórico da política de Santa Catarina ligada à Casa d’Agrônomica. Isso ocorre, pois os partidos com o maior número de candidatos na região possuem ligação direta com a política catarinense.

O Movimento Democrático Brasileiro, ainda ligado à figura do ex-governador e ex-senador, já falecido, Luiz Henrique da Silveira, conta com 13 candidatos. Em segundo, assim como no legislativo, aparece o PL do atual governador, com 6 nomes. Na terceira posição, um empate de 5 candidatos de cada lado entre dois partidos que buscam protagonismo no Estado.

Já o PP de Esperidião Amin e família que já passou pela residência do governo encontra-se empatado com o PT. O partido de Décio Lima foi a maior surpresa de 2022, desbancando nomes tradicionais da política catarinense no primeiro turno daquele pleito.

Corrida pelo executivo na Amarp reflete política catarinense
Foto: RBV Rádios

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PM de Caçador registra furtos, droga com menor e denúncia de agressão

Na sexta-feira, 6 de junho, a Polícia Militar atendeu...

Falta de sinalização em obras da SC-350 motiva inquérito do MPSC

O aumento no número de acidentes no trecho da...

Caminhonete furtada em Palmas é achada queimada em Caçador

Uma caminhonete Toyota Hilux CD4X4 SRV, furtada na cidade...

Idosos são agredidos com facão durante tentativa de roubo

Um homem armado com um facão invadiu a casa...

Homem morre após carro cair de ponte na BR-282 em Vargem

Um acidente fatal foi registrado na tarde desta sexta-feira...

Mais Lidas da semana

Araucária em SC produz 350 pinhas e surpreende agricultor

A colheita de pinhão em uma propriedade rural de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina permanece com chuva e frio

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Desaprovação de Lula sobe para 53,7%, aponta pesquisa de maio

A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Desaprovação ao governo Lula chega a 57% e bate recorde

Uma pesquisa recente do Instituto Quaest, encomendada pela Genial...

Mulher que escondeu corpo do marido no freezer volta à prisão

A pedagoga Cláudia Tavares Hoeckler, de 42 anos, foi...

Outros Tópicos Interessantes