A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (Ficco) realizou, na manhã desta terça-feira (10), uma ação estratégica para desarticular a rede logística envolvida na maior apreensão de cocaína registrada em Santa Catarina, segundo informações da Polícia Federal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A operação cumpre 4 mandados de prisão e 10 mandados de busca contra organizadores e financiadores do esquema, reforçando a atuação integrada das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas.
Investigação aponta elos financeiros e logísticos
A apreensão ocorreu em 6 de novembro de 2024, na BR-101, em Itajaí, no Litoral Norte, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou 1,3 tonelada de cocaína escondida no baú de um caminhão. Na ocasião, o condutor foi preso em flagrante.
“Elos financeiros e logísticos supostamente conectados à remessa, cujos desdobramentos são alvo desta nova operação”, informou a Polícia Federal, mostrando que a investigação identificou diversos envolvidos no tráfico internacional de drogas.
A carreta partiu de Foz do Iguaçu (PR), a cerca de 845 km de Itajaí, e havia indícios de que a droga ( cocaína) seria exportada pelo Porto de Imbituba, no Litoral Sul, com destino ao mercado internacional.

Durante a abordagem, o motorista alegou transportar celulares na carga, o que não foi comprovado, e também portava grande quantidade de guaranis, moeda do Paraguai.
Ficco e a integração das forças de segurança
A Ficco é uma força-tarefa que reúne Polícia Federal, Civil, Militar, Rodoviária Federal e Penal, com foco no combate ao crime organizado, especialmente tráfico de drogas e armas, desarticulação financeira e lavagem de dinheiro de facções criminosas.
A operação desta terça-feira demonstra a capacidade de investigação integrada e a atenção das autoridades às redes criminosas complexas que atuam em Santa Catarina e no Brasil.




