Na era das redes sociais nem tudo pode valer um like, sendo assim, cada vez mais existe a necessidade de que os brasileiros tenham discernimento sobre aquilo que compartilham. Instagram, Facebook, X entre tantas outras redes sociais fazem parte do dia a dia de inรบmeros brasileiros. Com isso, os cuidados precisam estar cada vez mais presentes na vida de todos.
“ร importante as pessoas saberem que nรณs temos um cรณdigo de conduta dentro das redes sociais. Nรฃo รฉ um cรณdigo regulamentado, ele nรฃo estรก escrito, mas ele tem uma padronagem de comportamento que ela รฉ aceita dentro das redes sociais”, afirma o especialista em marketing Matheus Tonial.
Tonial afirma que atualmente รฉ de suma importรขncia que, dentro das redes sociais, sejam respeitados os locais de fala. Momento que ocorre quando determinada pessoa tem conhecimento e vivรชncia para falar sobre aquele determinado assunto.
Quando se fala em cuidados com as redes sociais, รฉ importante que as pessoas se atentem ao fato de que muitas vezes o mercado de trabalho tambรฉm estรก observando os perfis digitais. Para o especialista em marketing, em muitos casos รฉ necessรกrio que as pessoas fiquem atentos a este ponto em especรญfico.
“O principal ponto que a gente precisa abordar no que tange ao profissional รฉ justamente que as nossas redes sociais sรฃo o nosso novo currรญculo. Entรฃo, a gente precisa passar por esse processo de digitalizaรงรฃo daquele currรญculo que a gente jรก entregava impresso. Nada mais รฉ do que vocรช estar imprimindo e validando aquilo que vocรช jรก colocou como um dos teus valores principais atravรฉs das tuas condutas dentro das redes sociais”
Na era das redes sociais nem tudo pode valer um like, inclusive para os empresรกrios
Quando o assunto sรฃo as redes sociais, os cuidados precisam ser realizados dos dois lados, seja pelas pessoas ou pelos empresรกrios. Isso fica claro, quando se observa que cada vez mais as empresas estรฃo investindo em plataformas digitais para atrair mais pรบblico.
Anna Scalsavara, gestora e responsรกvel pelo Centro de Inovaรงรฃo de Videira, afirma que, […] o cuidado รฉ muito importante, quem sou eu realmente, o que eu estou querendo publicar?”. A fala de Anna destaca pontos primordiais para que as empresas construam uma presenรงa nas redes sociais da forma mais correta e sadia.ย
Com a intenรงรฃo de possuir um faturamento maior dentro das empresas, Anna pontua que รฉ necessรกrio que os empresรกrios entendam que o atendimento que ocorre dentro do espaรงo fรญsico tambรฉm deve ser realizado no digital.
Como no meio digital, as mudanรงas ocorrem cada vez mais rรกpidas, as empresas precisam ficar atentas nรฃo somente aos posts jรก tradicionais, mas tambรฉm ร presenรงa de influenciadores. Para Anna รฉ importante que as empresas entendam que estรฃo atrelando a sua imagem ร de determinada pessoa.
“Sรฃo cuidados que a gente tem na hora de analisar se eu realmente preciso comprar aquele produto ou serviรงo. Quem รฉ a imagem do blogueiro que a empresa estรก associando ร sua marca? [..] Serรก que esse blogueiro vai levar em frente tudo isso?”
Segundo Anna, tudo isso vai ao encontro do fato de que o hรกbito de consumo dos brasileiros vem se moldando de vรกrias formas nos รบltimos anos. Com isso, as pessoas passaram a ser cada vez mais influenciadas na decisรฃo final da sua compra.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: