Antes de entrar no período de recesso parlamentar os nove vereadores de Ibiam da atual legislatura reuniram-se na sexta-feira (14) em sessão extraordinária para deliberar sobre o Projeto de Lei (PL) nº 791/23, que autoriza o Município de Ibiam a firmar convênio com o Hospital São Lucas/IMAS de Tangará.
O presidente vereador Anderson da Silva Trevisol (PP) após ter a confirmação dos vereadores presentes e aprovação da ata da ata referente a sessão anterior anunciou a matéria da Ordem do Dia. Inicialmente foi oportunizada a discussão sobre o PL nº 791/23, na qual assim se posicionaram alguns vereadores em plenário.
O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) explica que este novo convênio se faz necessário por que o Hospital Municipal Frei Rogério de Tangará encerrou suas atividades. Então o IMAS assumiu a gerência do Hospital São Lucas para atender via SUS e convênios com os Municípios da região. Julga importante o projeto e como vereador vai fiscalizar os serviços prestados pelo instituto para que realmente preste um bom atendimento à população de Ibiam.
A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) avalia que é uma evolução na saúde de Ibiam, tendo em vista que no Hospital São Lucas/IMAS os exames laboratoriais e de imagem (ultrassom e raio x) funcionarão 24 horas. Além da capacidade de 40 leitos e atendimentos de emergências. O convênio coloca fim a reivindicação antiga da população para atendimentos neste hospital, até então particular. A vereadora ainda lembra que mesmo, tendo convênios com hospitais de Campos Novos e Joaçaba os munícipes de Ibiam preferem ser atendidos, primeiramente, em Tangará.
Miguel Felicetti (MDB) recordou que os vereadores sempre cobraram por convênio com Hospital de Tangará, não limitando-se ao atendimento na unidade hospitalar de Campos Novos. Ele justifica este anseio da população considerando ser uma questão cultural. Assim, parabeniza a Administração Municipal pelo convênio mesmo com aumento do valor de repasse, visto que é elevado a manutenção de um hospital. Sugere que cada vereador possa buscar recursos junto ao Governo Federal e Estadual para que atendimento seja de excelência à povo de Ibiam.
O vereador Camilo Gatti (MDB) avalia que o projeto agrega bastante à saúde do Município. Os exames de imagem era um gargalo e com este convênio será solucionado. Agradeceu ao Hospital Frei Rogério que muitos anos serviu Ibiam e deseja boa sorte ao IMAS que assumiu a gerência do Hospital São Lucas. Por fim, Camilo informa que o Dr.Antoninho segue os atendimentos no seu consultório particular.
Colocado em 2ª votação, os todos os Vereadores de Ibiam aprovaram o projeto.
Antes de encerrar a reunião, o presidente Anderson da Silva Trevisol (PP) comunicou que entre 15 à 31 de julho a Câmara estará em recesso, retornando no dia 1º de agosto com as atividades em plenpário, porém a parte administrativa e secretaria funcionam normalmente neste período.
Os Vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária no primeiro dia de agosto, às 19.30 horas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam