TV Box pirata: Anatel inaugura laboratório para combate à clandestinidade  

Agência já apreendeu cerca de 1,4 milhão de aparelhos clandestinos

A TV Box Pirata está com os dias contados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inaugurou na sexta-feira (1º) o Laboratório Antipirataria, especializado em analisar equipamentos usados para captar canais e conteúdos por assinatura de forma clandestina.

A inciativa integra o Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) e é resultado de uma parceria com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).

Em fevereiro deste ano, cerca de 1,4 milhão de aparelhos clandestinos foram apreendidos e mais de 1,4 mil endereços bloqueados, que habilitavam ilegalmente o funcionamento dos TV Boxes piratas. Conforme a Anatel, equipamentos de nove fabricantes e mais de 30 modelos de TV Box também tiveram operação interrompida

Publicidade

De acordo com o superintendente de Fiscalização da agência, Hermano Barros Tercius, o laboratório tem capacidade de analisar até cem equipamentos piratas de forma simultânea.

Decisões judiciais sobre a TV Box

Além do laboratório, a Anatel quer ampliar parcerias com outros órgãos para execução de ordens judiciais de bloqueio dos aparelhos. “A Anatel possui o cadastro completo dos prestadores de banda larga do país. Sabe quais são os mais relevantes quanto à conectividade e à quantidade de acessos e tem contato constante com os prestadores de serviços de telecomunicações”.

Segundo ele, isso coloca a agência em uma posição estratégica para a coordenação da execução de decisões de bloqueio, sejam administrativas ou judiciais. “E essa coordenação se faz muito necessária em um ambiente aberto como a internet, em que há desde pequenos provedores de conexão até grandes plataformas tecnológicas de comércio e de serviços virtuais”, explicou o superintendente.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Alho roxo do Planalto Catarinense conquista selo de origem

Santa Catarina alcançou um novo marco na valorização de...

Ronaldinho Gaúcho acerta com clube da Itália e pode voltar aos gramados

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho está oficialmente de volta ao...

TCE identifica 207 municípios de SC com risco de enchentes e deslizamentos

Um levantamento recente do Tribunal de Contas de Santa...

Pinheiro Preto realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde com convite aberto à população

A Prefeitura de Pinheiro Preto, por meio da Secretaria...

Escritora caçadorense lança best-seller na Amazon

A jornalista e escritora Mariana Piacentini, lança seu quinto...

VOA+ SC promete voos do Meio-Oeste a Florianópolis em menos de 1 hora

O Governo de Santa Catarina deu início a uma...

Explosão em oficina deixa dois feridos graves no Oeste

Dois trabalhadores ficaram gravemente feridos após uma explosão registrada...

Hemocentro de Joaçaba faz apelo por doações de sangue e alerta para baixos estoques na região

O Hemocentro Regional de Joaçaba (HEMOSC) está fazendo um...