A Acadêmicos do Grande Vale foi a escola campeã do Carnaval de Joaçaba em 2024. Este foi o tricampeonato da agremiação, que já havia vencido em 2023 e em 2019. A apuração das notas dos jurados ocorreu na tarde desta terça-feira (13).
A Acadêmicos do Grande Vale conquistou o título com 239,2 pontos. O vice-campeonato ficou com a Vale Samba, que teve 238,9 pontos. A terceira colocada foi a Unidos do Herval, com 238,6 pontos. A Vale Samba foi a única com penalização, perdendo dois décimos por não ter atingido número mínimo de ritmistas.
Em quatro dos oito quesitos avaliados, Alegorias, Bateria, Samba-Enredo e Enredo, a Acadêmicos do Grande Vale recebeu nota 10 de todos os três jurados. Nos outros quatro, perdeu apenas quatro décimos, desempenho que garantiu o terceiro título da história da escola.
A leitura dos votos foi interrompida no último quesito para atendimento de uma pessoa do público que acompanhava a apuração e passou mal, possivelmente por causa do calor. Por volta das 17h, o resultado final foi proclamado pela organização da festa, para alegria da torcida da escola.
A Acadêmicos do Grande Vale é a escola mais jovem do Carnaval de Joaçaba, mas vem se destacando nos desfiles dos últimos anos e defendia o título da última edição. Em 2024, a Acadêmicos levou à avenida um enredo sobre a história do grupo de teatro Tejo, de Joaçaba. O grupo completou 50 anos e é considerado precursor da formação cultural na região, tendo papel importante inclusive na criação da identidade da escola de samba até os dias de hoje.
Veja também
Carnaval catarinense têm cultura e alegria
Carnaval em Joaçaba deve movimentar R$ 6 milhões em 2024
Com a conquista, a Acadêmicos do Grande Vale se iguala ao número de conquistas da Unidos do Herval. A Vale Samba e a Aliança, que deixou de desfilar em 2020, são as maiores vencedoras do Carnaval de Joaçaba, com 15 títulos cada.
Resultado
- Acadêmicos do Grande Vale: 239,2 pontos
- Vale Samba: 238,9 pontos
- Unidos do Herval: 238,6 pontos
Portal RBV nas redes sociais