O relatório do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes, divulgado pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelou que mais de 15 mil crianças e adolescentes morreram de forma violenta no Brasil nos últimos três anos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Este levantamento cobre a faixa etária de 0 a 19 anos e analisa dois tipos principais de violência: sexual e policial.
Em relação à violência sexual, mais de 165 mil meninos e meninas foram vítimas desse crime no período analisado. Sendo que em 2021, foram registrados 46.863 casos, tendo um salto para 63.430 em 2023.
Isso significa que, em média, uma criança ou adolescente foi vítima de estupro a cada oito minutos no país durante o ano passado.
Veja também
Polícia Civil de SC desenvolve ações de prevenção à violência sexual infantojuvenil
SC tem aumento de casos de violência contra idoso em 2024
No que diz respeito à violência policial, 14% das mortes de crianças e adolescentes foram causadas por ações policiais em 2021. Este percentual subiu para 17,1% em 2022 e alcançou 18,6% em 2023.
Na prática, isso indica que quase uma em cada cinco crianças e adolescentes mortos no Brasil no ano passado foi vítima de alguma ação policial.
O relatório destaca ainda a necessidade urgente de políticas eficazes para proteger essa população vulnerável e enfrentar a violência de forma mais eficaz em todo território nacional brasileiro.
Denuncie
Denúncias sobre maus-tratos, violência, ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser realizadas por meio do número de telefone 100, por qualquer cidadão. A ligação é gratuita.
O serviço funciona para todo o país, todos os dias da semana, das 8 às 22 horas, inclusive nos feriados.