Rádios RBV

Menu

Municípios cobram pagamento do antigranizo pelo Governo do Estado

Atualmente, dos 167 geradores antigranizo existentes no Meio Oeste, 54 deveriam estar sendo custeados pelo Governo do Estado

Fonte:
Portal RBV

A possibilidade de temporais com a ocorrência de granizo durante o desenvolvimento da safra de frutas na região Meio Oeste de Santa Catarina preocupa produtores e municípios. Essa preocupação é ainda maior, neste momento, tendo em vista que os geradores antigranizo que deveriam ser custeados pelo Governo do Estado ainda não tiveram o seu pagamento efetivado.

Muitos municípios se vêem obrigados a assumir a responsabilidade que deveria ser do Estado e pagar esses geradores para que os agricultores não sejam ainda mais prejudicados. Atualmente, dos 167 geradores existentes no Meio Oeste, 54 deveriam estar sendo custeados pelo Governo do Estado.

Ao final do mês de julho, o vereador do município de Caçador, Jean Carlo Ribeiro (PSD), informou que o Governo do Estado iria liberar R$ 1,2 milhão para a manutenção do sistema antigranizo nos municípios da Amarp. Segundo ele, a informação foi confirmada durante audiência que teve com o secretário estadual de Agricultura Valdir Colatto e com o assessor da Casa Civil, Rafael Laske, em Florianópolis.

- Publicidade -

Após isso, no dia 2 de agosto, foi publicada no Diário Oficial do Estado a resolução que celebraria o convênio do Governo do Estado com os municípios. A expectativa é que até o fim de agosto o contrato com a empresa Antigranizo Fraiburgo já esteja assinado, possibilitando a ativação dos geradores no início de setembro. Todavia, até agora os recursos não foram liberados pelo Governo do Estado.

Essa situação foi discutida durante sessão da Câmara de Vereadores de Rio das Antas na terça-feira (22). A Secretária Municipal de Administração e Finanças Luciana Bodanese cobrou agilidade na liberação dos recursos. Ela argumentou que a Administração está fazendo a sua parte, custeando os 5 geradores que são de responsabilidade do município, e espera que Rio das Antas não tenha novamente que arcar com o custo dos 7 geradores que são de responsabilidade do Estado.

O Portal RBV entrou em contato com o Governo do Estado para buscar mais informações sobre o pagamento do convênio. Uma nota foi enviada pelo Diretoria de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural.

Confira o que diz a nota:

“Os processos para a celebração dos convênios do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, com os municípios tradicionalmente beneficiados com este recursos, ou seja, Rio das Antas, Videira, Timbó Grande, Tangará, Pinheiro Preto, Matos Costa, Macieira, Lebon Régis, Fraiburgo, Calmon e Caçador, estão tramitando normalmente. O Secretário da Agricultura, Valdir Colatto, prevê para os próximos dias a assinatura dos Convênios e o repasse dos recursos, para que as Prefeituras Municipais possam adquirir os queimadores de solo necessários para operacionalização do sistema antigranizo na região”.

Conheça como funciona o sistema antigranizo:

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

UNIARP apresenta a Central de Apoio e Sucesso do Aluno

A UNIARP realizou dia 1º de março a apresentação...

Policiais militares de Videira aprimoram habilidades em treinamento tático

Policiais militares de Videira participaram de uma instrução promovida...

Designer caçadorense é destaque no mundo da moda

A designer caçadorense residente em Londres, Karoline Vitto, mais...

Dengue e Covid em alta desafiam sistema de saúde em SC

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue...

Catarinense é bicampeã sul-americana de jiu-jitsu no Abu Dhabi AJP Tour South America

A jovem lutadora de jiu-jitsu Larissa Mafra Domingues, de...

Mais Lidas da semana

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de...

Motorista fica preso às ferragens em acidente com caminhão

O motorista de um caminhão trator Iveco Stralis ficou...

Corpo de Bombeiros resgata ciclista desaparecido

O Corpo de Bombeiros Militar de Curitibanos foi chamado...

Capotamento é registrado na SC-135 em Rio das Antas

Um capotamento é registrado na SC-135 em Rio das...

Caçadorense acerta quadra na Mega-Sena e fatura R$ 7,8 mil

Cinco apostas de Santa Catarina tiraram a sorte grande...

Outros Tópicos Interessantes