A Associação Empresarial de Videira (ACIAV) realizou, nesta semana, sua reunião de diretoria. Nesse encontro, inicializou a elaboração do Voz Única 2026, o documento que concentrará os pleitos empresariais a serem apresentados aos candidatos nas próximas eleições.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o encontro, os participantes revisitaram os resultados positivos de edições anteriores.
Eles discutiram como antigas demandas da classe empresarial foram incorporadas em planos de governo, resultando em melhorias, especialmente na infraestrutura rodoviária e na distribuição de energia.
O diagnóstico inicial revela um ambiente positivo em Santa Catarina, mas um cenário nacional menos otimista.
Veja também
Alesc votará proposta de unificação das eleições e mandatos de cinco anos
Geração Z é o público que mais cresce nas negociações de dívidas
Os empresários elencaram seus principais desafios:
- alta carga tributária,
- escassez de mão de obra,
- burocracia,
- infraestrutura deficiente,
- insegurança e
- dificuldade de acesso ao crédito.
No eixo infraestrutura e mobilidade, destacaram-se prioridades como melhoria dos acessos municipais e estaduais, duplicação de estradas, apoio ao escoamento da produção rural e faixa trifásica ampliada.
No âmbito da saúde, debateram propostas focadas no cuidado com trabalhadores e pessoas com deficiência, além de fortalecimento da rede hospitalar, ampliação da atenção básica e integração entre saúde, educação e assistência social. Também mencionaram a escassez de profissionais qualificados.
Como próximos passos, a ACIAV programou discussões sobre temas como segurança pública, meio ambiente, turismo e desenvolvimento econômico.
O Voz Única, iniciativa apartidária do Sistema FACISC, integra as demandas empresariais de todo o estado em um documento único. Ele serve como guia para candidatos e governantes com o propósito de fortalecer o desenvolvimento regional e estadual.
