Rádios RBV

Acidente com balão em SC: veja como tudo aconteceu e o que se sabe até agora

Segundo relatos a aeronave subiu por apenas quatro minutos antes do incêndio começar

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

O que era para ser um passeio turístico de 45 minutos terminou em tragédia. Um balão com 21 pessoas a bordo caiu em Praia Grande (SC) após pegar fogo minutos após a decolagem, na manhã de sábado (21). A queda resultou na morte de oito pessoas, quatro delas ao pularem de uma altura aproximada de 45 metros e outras quatro carbonizadas dentro do cesto.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com relatos de sobreviventes, a aeronave subiu por apenas quatro minutos antes do incêndio começar.

A empresa Sobrevoar, responsável pela operação, afirmou que o piloto tentou salvar todos os ocupantes.

A Polícia Civil e a Polícia Científica investigam as causas e circunstâncias do acidente.

Entenda o que aconteceu no voo

Conforme a Polícia Civil, o fogo começou logo após o balão levantar voo. Um maçarico usado para inflar o balão, que ficava dentro do cesto, seria o foco inicial do incêndio.

O piloto não conseguiu apagar as chamas com o extintor de incêndio, que falhou, segundo seu depoimento.

Com o fogo se alastrando rapidamente, o balão começou a perder altura. Ao se aproximar do solo, 13 passageiros, incluindo o piloto, pularam.

Em seguida, o balão, mais leve, voltou a subir. Outros quatro passageiros, desesperados, também pularam de cerca de 45 metros. Já o restante das vítimas morreu carbonizado com a queda do cesto.

Perfil das vítimas

Entre mortos e feridos, a maioria das vítimas era moradora de Santa Catarina. Também estavam a bordo pessoas do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Dentre os passageiros, estavam parentes, um patinador artístico e um oftalmologista. Um dos mortos era primo de segundo grau do prefeito de Barão de Cotegipe (RS).

Cinco dos 13 sobreviventes ficaram feridos. Todos foram atendidos no Hospital Nossa Senhora de Fátima e receberam alta ainda no mesmo dia.

O que diz a empresa

A empresa Sobrevoar Serviços Turísticos, que operava desde setembro de 2024 com autorização municipal, divulgou nota lamentando o acidente. Afirmou:

“Trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), destacando que não tínhamos registros de acidentes anteriores.”

Também declarou que o piloto, experiente, “adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos os que estavam à bordo do balão“.

A empresa suspendeu as atividades por tempo indeterminado. Por respeito às vítimas, pediu que boatos e informações falsas não sejam divulgados.

Investigação continua

A Polícia Civil aguarda laudos periciais e investiga se as condições climáticas instáveis previstas para o dia podem ter influenciado o acidente. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanha o caso.

O local da queda foi isolado para coleta de vestígios e inspeções técnicas. Seis sobreviventes já prestaram depoimento, inclusive o piloto.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Apostador único fatura R$ 127 milhões na Mega-Sena com jogo simples

A Mega-Sena realizou o sorteio do concurso 2.878 na...

Futsal Videira Unimed vence na estreia do returno da Série Prata e soma três pontos importantes

O time do Futsal Videira Unimed estreou com vitória...

Videira conquista o topo do pódio no ciclismo dos Jogos Escolares de Santa Catarina

O jovem ciclista Vicenzo Locatelli segue acumulando conquistas e...

Entenda o caso da ex-vereadora suspeita de assassinar o marido em Santa Catarina

Uma tragédia familiar envolvendo uma ex-vereadora tem causado comoção...

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá domingo com baixas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Mais Lidas da semana

Morre Kalleo Pauletti, menino de 4 anos que lutava contra câncer

A comunidade de Tangará e toda a região estão...

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá domingo com baixas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Maior apreensão de maconha do ano em SC acontece em Joaçaba e Campos Novos

Dois caminhões carregados com maconha foram interceptados no início...

Banco Santander fechará as portas em Caçador

Uma decisão inesperada causou surpresa entre os moradores de...

Outros Tópicos Interessantes