Epagri desenvolve araucárias enxertadas para a produção de pinhão precoce

O projeto utiliza a técnica de enxertia para criar cultivares de pinhão que produzam mais rápido e com melhor qualidade

Um alimento abundante na flora catarinense e apreciado por consumidores em todo o Brasil deve conquistar ainda mais valor nos próximos anos. Já faz tempo que o pinhão deixou de ser um mero produto do extrativismo para se consolidar como fonte de renda sustentável de milhares de famílias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Epagri, além de apoiar os produtores com orientações técnicas sobre manejo e mercado, realiza estudos para tornar a atividade cada vez mais profissional e perene.

Publicidade

Uma destas ações ocorre no Planalto Norte do Estado. Em parceria com a Embrapa Florestas, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária localizada em Colombo/PR, a Estação Experimental da Epagri em Canoinhas desenvolve no município de Papanduva um pomar de araucárias enxertadas com vistas à produção da semente.

Expectativa positiva

Em uma área superior a cinco hectares – 50 mil metros quadrados – estão exemplares coletados em diferentes regiões do país.

Veja também

Estiagem: 13 cidades de SC decretam situação de emergência

Tangará investe na melhoria das estradas rurais

As árvores passam pelo processo de enxertia, técnica de multiplicação que consiste na união de duas plantas com boas características para gerar uma nova.

Neste caso específico, o objetivo é desenvolver cultivares que produzem pinhão mais rápido.

O experimento ainda está no início, na fase de estabelecimento das plantas, mas desde já a expectativa é positiva entre os pesquisadores.

“Espera-se que, nesta área, em sete anos tenhamos a produção comercial de pinhão com qualidade e precocidade, sendo um produto regional do Planalto Norte Catarinense”, diz o engenheiro agrônomo Gilcimar Adriano Vogt, gerente da Estação Experimental da Epagri em Canoinhas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Epagri/Fapesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Terça-feira terá frio intenso, geada e temperaturas negativas em SC

A terça-feira (23) será marcada pela chegada de uma...

Festival de Dança de Videira chega à 20ª edição com público recorde

O 20º Festival de Dança de Videira encerrou mais...

Messi se torna o maior artilheiro das Copas do Mundo

Lionel Messi alcançou um feito histórico ao se tornar...

Caminhoneiro de Herval d’Oeste é preso com quase 2 toneladas de maconha

Um caminhoneiro de 38 anos, morador de Herval d’Oeste,...

Candidato da direita vence eleição na Colômbia

A disputa presidencial na Colômbia foi definida por uma...

Unoesc Videira promove plantão tira-dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita

A Unoesc Videira realizará, no dia 1º de julho,...

Cobalchini comemora mais de R$ 30 milhões para estradas do interior caçadorense

No último sábado (20) o deputado federal Valdir Cobalchini...