A pecuária de leite e corte desempenha um papel cada vez mais relevante na economia de Santa Catarina, impactando diretamente a renda de milhares de famílias. O setor está em constante evolução, com um foco claro na melhoria de sua produtividade e sustentabilidade. Na segunda semana de abril, profissionais da Epagri se reuniram em Campos Novos, no Meio-Oeste do estado, para debater o momento atual e, principalmente, o futuro da pecuária catarinense.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O encontro teve como objetivo discutir novas tecnologias e práticas que podem ser aplicadas diretamente nas propriedades rurais, para tornar a atividade mais rentável e sustentável, com impactos positivos no meio ambiente e nas comunidades.
“Durante praticamente uma semana de trabalho, ajustamos e alinhamos todas as ações que vamos executar a partir do ano que vem. Estamos em vias de iniciar o SC Rural 2, programa do Estado para fortalecer a agropecuária, melhorando os ambientes produtivos e a capacidade de produção. A Epagri atua para que a vida no campo seja mais fácil e o pecuarista, de corte ou de leite, consiga trabalhar de maneira sustentável e garanta mais dinheiro no bolso. É isso que a gente quer e toda a sociedade espera”, afirmou Tiago Celso Baldissera, engenheiro-agrônomo e coordenador estadual de pesquisa do Programa de Pecuária da Epagri.
A Epagri, apesar de estar em uma fase de renovação, com novos colaboradores substituindo os que se aposentaram, continua consolidando sua posição como referência técnica e científica para os pecuaristas do estado.
“Neste momento de transição, a Epagri olha para a pecuária com bastante cuidado e maximiza os esforços para que o nosso público seja efetivamente atendido e nós possamos sempre melhorar as entregas. Neste sentido, reuniões como esta que realizamos em Campos Novos são muito importantes, pois contam com profissionais de todas as regiões de Santa Catarina em busca de soluções para o produtor lá no campo, em qualquer lugar do Estado”, completou Tiago Baldissera.
O encontro teve grande importância, pois proporcionou um ambiente de troca de experiências entre profissionais de diversas regiões de Santa Catarina.
O objetivo é encontrar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos pecuaristas, visando a sustentabilidade e a qualidade de vida dos produtores.
O programa SC Rural 2, que entrará em vigor no próximo ano, será um grande aliado nesse processo, promovendo melhorias nos ambientes produtivos e nas condições de trabalho dos pecuaristas.
Nossas Redes Sociais