Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

PMSC lança instrução reguladora para compensação ambiental em fiscalizações

A medida visa garantir a recuperação dos danos ambientais e segue as diretrizes da Constituição e leis estaduais e federais

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), anuncia a aprovação da 1ª edição das Instruções Reguladoras sobre o procedimento para aplicação da compensação ambiental no âmbito dos processos administrativos de fiscalizações ambiental, conforme estabelecido na PMSC IR-12-001.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A IR-12-001 foi aprovada pelo comandante do CPMA no dia 11 de outubro de 2024, consolidando um marco regulatório fundamental para a proteção e sustentabilidade ambiental no estado.

Publicidade

Os processos administrativos de fiscalização ambiental, instaurados pela Polícia Militar Ambiental, exigem frequentemente medidas para recuperação dos danos ao meio ambiente, em consonância com a obrigação constitucional de reparação do dano, independente de sanções penais e administrativas, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 (Art. 225, §3º).

A Lei Estadual nº 14.675/2009, que institui o Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina, prevê em seu artigo 57-A, §8º, que:

“Quando ocorrer corte de vegetação, em área passível de corte, sem a devida autorização ambiental, poderá haver a compensação ambiental em outra área, desde que na mesma bacia hidrográfica, devendo a área compensada ser igual ao dobro da área desmatada”.

Veja também

Santa Catarina abre a colheita de arroz nesta sexta-feira

SC alcança marca de 3,5 mil propriedades livres de brucelose e tuberculose

Este dispositivo foi recentemente mantido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, reafirmando sua conformidade com a legislação estadual (ADI Nº 5029169-35.2022.8.24.0000/SC).

Políticas ambientais sólidas e eficazes

A aprovação desta IR reflete o comprometimento do Comando de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (CPMA) com a implementação de políticas ambientais sólidas e eficazes, alinhadas com as normativas federais e estaduais, incluindo a Lei Federal nº 6.938/81, a Lei da Mata Atlântica (Lei Federal nº 11.428/06), e a Lei Nacional nº 12.651/2012, que disciplinam a compensação ambiental como mecanismo essencial para a preservação e correção da degradação ambiental.

O CPMA destaca a importância dessa regulamentação, que visa assegurar a aplicação harmônica e coordenada das políticas públicas de meio ambiente, conforme previsto no artigo 3º do Código Estadual do Meio Ambiente, garantindo a proteção efetiva sem fragilizar suas diretrizes de preservação e proteção do Bioma Mata Atlântica.

Este marco regulatório não apenas reforça a competência da Polícia Militar Ambiental em aplicar penalidades e fiscalizar o meio ambiente, como também promove um diálogo coerente entre as diversas fontes legislativas, reafirmando o compromisso do Estado de Santa Catarina com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Para mais informações sobre as novas instruções reguladoras e seu impacto, acesse o site oficial da Polícia Militar de Santa Catarina na aba Ambiental, clicando aqui.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
CPMA/1ºBPMA - 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Professores de Caçador recebem chromebooks e show de Diogo Almeida

Em celebração ao Dia dos Professores, a Prefeitura de...

Napoli disputa semifinal do Estadual neste sábado em Chapecó

O Napoli/Prefeitura de Caçador está em contagem regressiva para...

Sexta-feira terá temporais e chuva intensa em Santa Catarina

A formação de uma nova frente fria nesta sexta-feira...

Motorista esquece de puxar freio de mão e carro cruza rodovia

Um fato inusitado foi registrado no final da manhã...

Doze cavalos vítimas de maus-tratos são resgatados no Oeste de SC

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoveu nesta...

Mais Lidas da semana

Caixa eletrônico “engole” celular e dono danifica a máquina

Um homem acabou por danificar um caixa eletrônico de...

Socorro imediato salva jovem em parada cardiorrespiratória na rodovia de Rio das Antas

Na noite de sexta-feira, 10 de outubro, às 21h09,...

Fort Atacadista confirma construção de nova unidade em Videira

A cidade de Videira, localizada no Meio-Oeste de Santa...

Outros Tópicos Interessantes