Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

PMSC lança instrução reguladora para compensação ambiental em fiscalizações

A medida visa garantir a recuperação dos danos ambientais e segue as diretrizes da Constituição e leis estaduais e federais

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), anuncia a aprovação da 1ª edição das Instruções Reguladoras sobre o procedimento para aplicação da compensação ambiental no âmbito dos processos administrativos de fiscalizações ambiental, conforme estabelecido na PMSC IR-12-001.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A IR-12-001 foi aprovada pelo comandante do CPMA no dia 11 de outubro de 2024, consolidando um marco regulatório fundamental para a proteção e sustentabilidade ambiental no estado.

Publicidade

Os processos administrativos de fiscalização ambiental, instaurados pela Polícia Militar Ambiental, exigem frequentemente medidas para recuperação dos danos ao meio ambiente, em consonância com a obrigação constitucional de reparação do dano, independente de sanções penais e administrativas, conforme previsto na Constituição Federal de 1988 (Art. 225, §3º).

A Lei Estadual nº 14.675/2009, que institui o Código Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina, prevê em seu artigo 57-A, §8º, que:

“Quando ocorrer corte de vegetação, em área passível de corte, sem a devida autorização ambiental, poderá haver a compensação ambiental em outra área, desde que na mesma bacia hidrográfica, devendo a área compensada ser igual ao dobro da área desmatada”.

Veja também

Santa Catarina abre a colheita de arroz nesta sexta-feira

SC alcança marca de 3,5 mil propriedades livres de brucelose e tuberculose

Este dispositivo foi recentemente mantido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, reafirmando sua conformidade com a legislação estadual (ADI Nº 5029169-35.2022.8.24.0000/SC).

Políticas ambientais sólidas e eficazes

A aprovação desta IR reflete o comprometimento do Comando de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina (CPMA) com a implementação de políticas ambientais sólidas e eficazes, alinhadas com as normativas federais e estaduais, incluindo a Lei Federal nº 6.938/81, a Lei da Mata Atlântica (Lei Federal nº 11.428/06), e a Lei Nacional nº 12.651/2012, que disciplinam a compensação ambiental como mecanismo essencial para a preservação e correção da degradação ambiental.

O CPMA destaca a importância dessa regulamentação, que visa assegurar a aplicação harmônica e coordenada das políticas públicas de meio ambiente, conforme previsto no artigo 3º do Código Estadual do Meio Ambiente, garantindo a proteção efetiva sem fragilizar suas diretrizes de preservação e proteção do Bioma Mata Atlântica.

Este marco regulatório não apenas reforça a competência da Polícia Militar Ambiental em aplicar penalidades e fiscalizar o meio ambiente, como também promove um diálogo coerente entre as diversas fontes legislativas, reafirmando o compromisso do Estado de Santa Catarina com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Para mais informações sobre as novas instruções reguladoras e seu impacto, acesse o site oficial da Polícia Militar de Santa Catarina na aba Ambiental, clicando aqui.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
CPMA/1ºBPMA - 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçador realiza etapa municipal dos Jogos da Terceira Idade

A etapa municipal do 15º Jogos Abertos da Terceira...

Cerca de 2.200 candidatos disputam 84 vagas em processo seletivo de Videira

A Prefeitura de Videira realiza neste domingo (08) provas...

Pai busca filha em creche e leva criança errada para casa em SC

Uma situação curiosa e inesperada ocorrida em um Centro...

Pesquisa revela os jogos de cassino mais populares de 2025 em plataforma brasileira

Um levantamento realizado por uma plataforma legalizada brasileira de...

Brechó arrecada recursos para a família Fantin em Videira

O Salão Paroquial da Igreja Matriz de Videira recebeu...

Mais Lidas da semana

Corpo é encontrado em avançado estado de decomposição no Rio do Peixe

Na manhã desta sexta-feira (27), o corpo de um...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

Jovem de 18 anos sofre múltiplas fraturas em colisão frontal

Na noite deste domingo (1º), por volta das 20h50min,...

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Outros Tópicos Interessantes