Rádios RBV

Menu

Produção animal impulsiona crescimento do agronegócio catarinense em 2024

Agronegócio catarinense exportou US$ 7,51 bilhões em 2024

Fonte:
Epagri/Cepa

De acordo com o coordenador da publicação e analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, Luiz Toresan, em 2024 a produção animal teve um crescimento de 6,6% no valor produzido, impulsionando o agronegócio devido o aumento na produção de bovinos, leite, suínos e ovos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No comércio internacional, as exportações do agronegócio catarinense somaram US$7,51 bilhões e representaram 64,3% do valor total das exportações de Santa Catarina.

O Estado tem destaque no comércio internacional nas exportações brasileiras de carnes suína e de frango, madeira e soja. Esses produtos são destinados principalmente para China, Estados Unidos, Japão e México.

“Embora permaneçam os desafios ligados aos custos tarifários e logísticos, esses mercados já estão consolidados para nossos produtos devido às cadeias produtivas bem estruturadas, qualidade sanitária e estrutura portuária”, explica Toresan.

Desempenho dos grãos e frutas

O analista explica que houve um desempenho negativo dos grãos, com quedas fortes no milho, soja e feijão, pela combinação de preços mais baixos e queda na produção.

“A cebola teve boa produção, mas os preços foram muito baixos. Enquanto o tabaco teve bons preços, mas forte queda na produção”, diz ele.

Já a banana e a uva tiveram bons resultados, enquanto a maçã e o maracujá foram prejudicados pela queda na produção.

Segundo Toresan, os resultados foram afetados pelas chuvas de outubro e novembro de 2023 que prejudicaram as culturas agrícolas que estavam em campo naquele período, e consequentemente, reduziu em cerca de 6% a produção das lavouras.

Veja também

Santa Catarina tem a maior taxa de alfabetização do Brasil

Desaprovação ao Governo Lula cresce em oito estados, aponta pesquisa Quaest

“A área cultivada com lavouras teve retração de -1,13%, também afetada pelos eventos climáticos de outubro/novembro de 2023. Devido à queda de preços de alguns insumos, os produtores tiveram lucratividade na maioria das produções, com exceção na cebola”, relata Toresan.

Conforme o analista, nos últimos 10 anos Santa Catarina teve aumento da área cultivada e ganhos de produtividade, apesar das constantes frustrações de safras.

Ele explica que 2024 apresentou resultados menores que o ano anterior devido à queda de preços de culturas como milho, soja, cebola e feijão. 

A publicação

A publicação da Epagri/Cepa analisa os resultados do desempenho da agropecuária e agronegócio catarinense no último ano (2024) e aponta os principais acontecimentos do setor.

Santa Catarina contribui de forma significativa no setor agropecuário brasileiro: está em oitavo lugar no ranking da produção agropecuária e exportações do agronegócio, conforme informações Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Além dos resultados da agropecuária e do agronegócio, o documento mostra também a produção, preços e o valor dos produtos produzidos pelo agronegócio no Estado.

O estudo traz outras informações relevantes como a produtividade por área cultivada; os custos e estratégias lucrativas; as relações dos preços do que é produzido e do que é comprado para produzir e o desempenho no comércio internacional via exportações.

De acordo com o presidente Dirceu Leite, a Epagri tem o compromisso de fornecer informações transparentes e criteriosas sobre a produção agropecuária, garantindo que gestores, pesquisadores e toda a sociedade possam basear suas decisões em dados sólidos e verificáveis.

“São essas informações que embasam as ações do governo, promovendo um desenvolvimento sustentável e eficiente para o país. Portanto, reforçamos a importância de que todos os agentes do setor utilizem fontes confiáveis e oficiais para orientar suas estratégias. Apenas com dados de qualidade podemos construir um futuro mais seguro, produtivo e competitivo para o agronegócio brasileiro”, diz ele.

“Necessitamos dessas informações do agro para criar as políticas públicas de Estado. As análises  demonstram que estamos no caminho certo ao incentivar a diversificação das propriedades. Através de programas e capacitações, buscamos proporcionar aos produtores as ferramentas necessárias para investirem em suas propriedades, garantindo assim maior segurança e geração de renda”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Grupo de Escoteiro Pindorama sedia o Indaba Interdistrital

Nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com calor e temporais típicos de verão

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Músicos do Contestado e Secretaria de Educação reforçam parceria

O projeto Músicos do Contestado inicia o ano de...

Fernando e Luciane Gemo: A paixão pela corrida e o sonho de conquistar as Majors

A Rádio Videira recebeu em seus estúdios Fernando e...

Messi e Suárez são multados pela MLS após confusão em jogo

A Major League Soccer (MLS) multou os astros Lionel...

Mais Lidas da semana

Ônibus com 49 passageiros se envolve em grave acidente em SC

Na noite deste domingo (23), por volta das 23h30min,...

Preso o homem acusado de matar a esposa em Videira

O homem acusado de esfaquear e matar Marta Aparecida...

Homem é preso em Videira por crime de estupro de vulnerável

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia...

Novas informações sobre ameaça a creche em Videira são divulgadas

A Polícia Civil segue investigando o caso de uma...

Acidente entre caminhão e Gol deixa dois mortos e feridos

Um grave acidente de trânsito ocorreu na noite da...

Outros Tópicos Interessantes