Cultivo de suculentas é alternativa de renda para a agricultura familiar

Conheça a história da agricultora Márcia Lazzari, que transformou sua paixão em um grande negócio

As plantas suculentas são um ótimo negócio para as famílias rurais e mostram que a agricultura pode ir muito além da produção de alimentos. No interior de São José do Cedro, no Extremo Oeste catarinense, a agricultora Márcia Lazzari encontrou no cultivo de suculentas uma paixão que se transformou em um empreendimento de sucesso com apoio da Epagri.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Foi há cerca de dois anos que o gosto de Márcia pela jardinagem começou a se transformar em um negócio.

Publicidade

“Comecei com uma, duas plantas, e a coleção foi crescendo. Eu já tinha uma estufa pequena quando recebi a visita da Epagri e eles fizeram o convite para participar do Curso Flor-e-Ser. Esse curso aumentou ainda mais meu interesse em ter meu próprio negócio”, conta.

Mulheres em ação

O curso Mulheres em Ação: Flor-e-Ser, criado pela Epagri em 2019, vem capacitando agricultoras e pescadoras de diversas regiões do Estado.

O objetivo é estimular o crescimento pessoal, o protagonismo e o empreendedorismo das mulheres do campo e do mar em Santa Catarina.

Veja também

SC tem a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos

Morador troca a cidade pelo sítio e se destaca na produção de uvas

Durante as aulas, as participantes desenvolvem um plano de negócio, que pode ser executado com apoio de políticas públicas.

“O curso desperta elas para outras atividades. A gente percebe, na migração de uma atividade para outra, o bem estar das mulheres participantes”, diz Rejane Rigo, extensionista social da Epagri.

Renda para a família

Depois da capacitação, e com acompanhamento da Epagri, Márcia conseguiu fazer seu empreendimento crescer ainda mais.

Hoje ela cultiva mais de 900 tipos de suculentas.

Com um mercado em crescimento na região, Márcia vem conquistando clientes e as plantas estão trazendo renda para a família.

“Faço entregas aqui na cidade de São José do Cedro, em Guaraciaba, todas ao redor. Tenho as redes sociais, faço bastante live e acabo vendendo por ali. Sai bastante também para presentes”, conta a empreendedora.

Cultivo de suculentas

As plantas suculentas se tornaram populares porque são bonitas, práticas e se adaptam facilmente em diversos ambientes.

Elas têm a capacidade de armazenar água na raiz, no talo e nas folhas. Por reservarem líquido por mais tempo, podem sobreviver em ambientes secos e são uma ótima opção para quem quer ter uma plantinha em casa.

Para a suculenta ficar bonita, Márcia dá a dica: “Elas têm que ter uma boa drenagem usar substrato bom e também fazer adubação. Se ficar água acumulada, elas acabam apodrecendo”, explica.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ACOM | Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Festival de Dança de Videira chega à 20ª edição com público recorde

O 20º Festival de Dança de Videira encerrou mais...

Messi se torna o maior artilheiro das Copas do Mundo

Lionel Messi alcançou um feito histórico ao se tornar...

Caminhoneiro de Herval d’Oeste é preso com quase 2 toneladas de maconha

Um caminhoneiro de 38 anos, morador de Herval d’Oeste,...

Candidato da direita vence eleição na Colômbia

A disputa presidencial na Colômbia foi definida por uma...

Unoesc Videira promove plantão tira-dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita

A Unoesc Videira realizará, no dia 1º de julho,...

Cobalchini comemora mais de R$ 30 milhões para estradas do interior caçadorense

No último sábado (20) o deputado federal Valdir Cobalchini...

Com Neymar liberado e Alisson poupado, Brasil treina para enfrentar a Escócia

A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) mais uma...

Frio congelante chega a Santa Catarina esta semana

Santa Catarina passa a enfrentar, entre esta segunda-feira (22)...