Rádios RBV

Doença em abelhas leva à interdição de apiário em SC

Cidasc alerta sobre a gravidade da CPE e a importância do manejo adequado

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Cidasc

A Cidasc interditou um apiário em Joinville após confirmar a presença da doença Cria Pútrida Europeia (CPE), também conhecida como Loque Europeia, nas colmeias. Embora a CPE não afete a saúde humana, ela causa a morte das larvas de abelhas, afetando principalmente a espécie Apis mellifera e comprometendo a produção de mel e a polinização.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A notificação obrigatória foi realizada pelo apicultor, e os veterinários Dickson Portes e Elivelton Bonato, da Unidade Veterinária de Joinville, realizaram a coleta de amostras, que detectaram a bactéria Melissococcus plutonius.

Apesar de ser um caso isolado, a Cidasc recomendou que apicultores da região monitorem suas colmeias, já que a CPE pode acarretar grandes prejuízos às colônias e ao setor apícola.

“A cria pútrida europeia é uma doença séria, capaz de causar grandes perdas nas colônias de abelhas, acarretando prejuízos econômicos. Vigilância e manejo adequado são fundamentais para evitar sua disseminação e proteger as abelhas”, explicou o veterinário Dickson Portes.

Veja também

Preservação das abelhas é fundamental para polinização

Apicultores relatam mortalidade de abelhas por uso de agrotóxicos

Como parte do programa de sanidade apícola, a Cidasc orienta que todos os apiários se cadastrem e informem periodicamente sobre o saldo de abelhas nas colmeias.

Em caso de movimentação entre propriedades, é necessária a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para um monitoramento eficiente e rápido em eventuais problemas sanitários.

Sobre a Cria Pútrida Europeia (CPE)

Causada pela bactéria Melissococcus plutonius, a CPE afeta as larvas de abelhas, que apresentam mudanças de coloração de branco para amarelo ou marrom e ficam flácidas e encolhidas.

O alimento contaminado, distribuído pelas abelhas nutrizes, é o principal meio de transmissão.

Em colônias populosas, as abelhas removem as larvas infectadas, evitando a propagação. No entanto, colônias enfraquecidas ou com baixa taxa de comportamento higiênico podem sofrer surtos graves.

A CPE é endêmica no Brasil e, embora não haja um método preventivo totalmente eficaz, boas práticas incluem desinfecção constante dos materiais, seleção de colônias higiênicas, e eliminação de favos com larvas doentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é preso por roubo com uso de faca a motorista de app

A Polícia Civil de Caçador, por meio do Setor...

Agentes de trânsito são agredidos no centro de Videira

Dois agentes do ORTRAVI (Órgão de Trânsito de Videira)...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de tempo bom

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Feijoada beneficente arrecada fundos para equoterapia da AUNO

A Associação Um Novo Olhar (AUNO), de Pinheiro Preto,...

Detendo foge, atravessa rio e invade casa antes de ser recapturado

Um detento do regime semiaberto causou uma mobilização em...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de tempo bom

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Menino atropelado em Videira se recupera e mãe pede ajuda

A vida da Ana Rúbia Lamonatto e de seu...

Confira as disputas que podem ocorrer nas eleições 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria...

Especialista alerta que Brasil pode perder 3,2 milhões em vagas de empregos

A recente decisão do governo dos Estados Unidos de...

SC define regras para criação, comercialização e circulação de pitbulls

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou...

Outros Tópicos Interessantes