Depois de ser realizado em Florianópolis em 2022, o Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado – volta a Fraiburgo, na região Meio-Oeste de Santa Catarina, neste ano. O evento, considerado um dos mais importantes do país no segmento de frutas, será nos dias 23 e 24 de julho, no Parque da Maçã.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Paralelamente ao Enfrute, também acontece no mesmo local o 2º Semco – Seminário Catarinense de Olericultura, no dia 25 de julho. Os dois eventos contam com uma programação bastante variada com palestras, apresentação de trabalhos científicos e uma feira com as novidades e tecnologias do setor.
O pesquisador da Epagri, André Sezerino, ressalta a importância do evento para produtores rurais, técnicos agrícolas, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral. “A fruticultura tem um papel importante na economia do Brasil e de SC. E para seguir com uma produção expressiva, é fundamental o setor de pesquisa e tecnologia. E o Enfrute vai debater tudo isso”, diz Sezerino.
Entre as mais de 20 palestras e painéis, serão abordados diversos aspectos sobre o cultivo de maçã, uva, pêssego, ameixa, nectarina, kiwi, pera, entre outras frutas. A programação completa pode ser conferida no site enfrute.uniarp.edu.br, assim como o link para inscrições.
“Convidamos todos a participarem do Enfrute, que volta a Fraiburgo esse ano valorizando a região Meio-Oeste de SC. Estamos preparando um grande evento, de disseminação de conhecimento, com o objetivo de fortalecer ainda mais a fruticultura e o agro em geral”, acrescenta o representante da Epagri.
Da mesma forma que o Enfrute, o 2º Seminário Catarinense de Olericultura também promete um amplo debate. O evento será no dia 25 de julho, no mesmo local em Fraiburgo. “O Seminário vai possibilitar conhecer novas tecnologias e realidades da produção de hortaliças em todo o Brasil, desde as mais produzidas aqui na região como tomate, alho e cebola, até outras como mandioca, folhosas e até morango. Uma grande oportunidade para os produtores, técnicos e estudantes da região se aperfeiçoarem”, disse o pesquisador Anderson Wamser, da Epagri.
Além da Epagri, o evento é promovido pela Prefeitura de Fraiburgo, Uniarp e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador.
Portal RBV nas redes sociais