Manejo de precisão em frutas de caroço é tema de treinamento

Fruticultores e profissionais da Epagri debateram sobre estratégias para aumentar a produtividade nos pomares

Manejo de precisão em frutas de caroço foi o tema de uma palestra e treinamento na última terça-feira (25), no município de Pinheiro Preto. Com a presença de fruticultores de toda a região, profissionais da Epagri compartilharam estratégias essenciais para aumentar a produtividade nos pomares de pêssego, ameixa e nectarina, por exemplo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o uso estratégico de fito hormônios, reguladores de crescimento e sistemas de condução. Esses elementos são cruciais para otimizar o cultivo dessas frutas, proporcionando maior eficiência no manejo agrícola e, consequentemente, melhorando a qualidade e quantidade da colheita.

Publicidade

Além das discussões teóricas, o evento contou com uma parte prática dedicada ao manejo no pomar, permitindo aos agricultores aplicar diretamente os conhecimentos adquiridos. Valdecir Perazzoli, Assistente de Pesquisa da Epagri, destacou a importância de integrar práticas consolidadas com técnicas alternativas, fruto de pesquisas recentes. “Utilizamos manejos de precisão para abordar cada etapa do cultivo da melhor forma possível, introduzindo novas técnicas e produtos que ajudam os produtores a reduzir custos, prevenir adversidades climáticas e promover altas produtividades,” afirmou Perazzoli.

Alberto Ferber Júnior, agrônomo da Epagri, enfatizou os cuidados específicos que os fruticultores devem ter nesta época do ano, destacando o início dos tratos culturais de poda e brotação das frutas. “Promovemos este evento para fornecer informações que visam melhores resultados nas produtividades dos pomares, redução de mão de obra e custos,” explicou Ferber Júnior.

Veja também

Apoio financeiro à apicultura é aprovada na Comissão de Finanças

Senar/SC promove mais de 430 cursos gratuitos em julho

A comunidade de Pinheiro Preto, assim como outros municípios do Vale do Rio do Peixe, depende significativamente da fruticultura. A região é conhecida pela alta tecnificação de seus produtores, resultando em produtividades elevadas e crescentes ao longo do tempo. A Epagri, presente em todos os municípios da região, continua a desenvolver e divulgar novas tecnologias para promover a sustentabilidade e a rentabilidade das propriedades rurais.

O evento também contou com a presença de agricultores de Videira, Tangará, Fraiburgo, Rio das Antas e outras localidades, reforçando a importância da troca de conhecimentos e experiências entre os produtores da região.

Ferber Júnior destacou que a Epagri, por meio da extensão rural e unidades de pesquisa em agropecuária, segue comprometida em apoiar os agricultores e promover o desenvolvimento contínuo da fruticultura local.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quiche de alho-poró: sabor francês para a mesa

Há receitas que atravessam fronteiras e ganham novas versões...

Mulher morre após ser atingida por raio em praia em SC

Uma mulher de 39 anos morreu após ser atingida...

Homem tenta dar golpe, morde policial e oferece R$ 10 mil para não ser preso

Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (28)...

Videira reduz tarifa do transporte coletivo para R$ 4,50

A partir desta terça-feira, 1º de setembro, os usuários...

CDL promove Super Liquida com mais de 40 lojas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador realiza,...

Granizo causa estragos no RS e em SC

Temporais acompanhados de granizo e ventos fortes provocaram estragos...

Árvore cai sobre rede elétrica, provoca incêndio e bloqueia rodovia

Uma ocorrência mobilizou os Bombeiros Voluntários de Caçador na...

Mulher fica ferida após colidir carro em poste

Uma mulher de 42 anos ficou ferida após o...