Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Epagri foca em novo ciclo de avanços para a fruticultura

Pesquisadores da Epagri projetam inovações para a fruticultura de SC com foco em produtividade, meio ambiente e retorno financeiro

Atividade essencial para a economia de dezenas de municípios catarinenses, a fruticultura tem recebido atenção especial da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Conhecida por gerar emprego e renda, a cadeia produtiva também exige investimentos constantes e adoção de novas tecnologias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Nesta semana, mais de 50 pesquisadores da instituição reúnem-se no Centro de Treinamento de Videira, no Meio-Oeste do Estado, para debater as principais demandas do setor e dar início à formulação de projetos de pesquisa que serão executados a partir de 2026. As discussões envolvem culturas como maçã, banana, pêssego, ameixa, pitaia, uva, maracujá, laranja e tangerina.

Publicidade

Além dos profissionais de Videira, participam do encontro representantes das estações experimentais de Caçador, Itajaí, São Joaquim e Urussanga; do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), de Chapecó; do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa); e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram).

Veja também

Real é a 3ª moeda que mais perde valor frente ao dólar após “tarifaço” de Trump

CIDASC leva educação sanitária para alunos de Rio das Antas

Concurso Público: Vagas abertas em Videira, Salto Veloso e mais

Entre os principais objetivos dos novos projetos estão o aumento da produtividade e da qualidade das frutas, a preservação dos recursos naturais — como solo e água —, e a redução do uso de mão de obra nas propriedades. Isso deve proporcionar melhor remuneração aos fruticultores e maior retorno econômico ao setor.

“Estamos reunidos com o objetivo de definir novos projetos e ações, para execução a partir de 2026, em busca de soluções para as necessidades e gargalos dos fruticultores. Nos últimos anos tivemos bastante sucesso. Lançamos várias tecnologias disponibilizadas aos produtores e muitos artigos técnicos científicos que mostram e provam os avanços nas diversas cadeias produtivas da fruticultura, buscando sempre a qualidade, a produtividade, a preservação do meio ambiente e o retorno econômico”, destaca Luiz Antônio Palladini, coordenador do Programa de Fruticultura da Epagri.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - com informações Pablo Gomes | Epagri/Fapesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira começa estável em SC com risco de temporais à noite

A quinta-feira (19) começa com tempo estável em grande...

O fim do tédio intelectual: Como ver grandes produções de fatos reais grátis

Em um mundo saturado de entretenimento superficial e fórmulas...

18º Campo Demonstrativo e 8º Clube da Bezerra começam amanhã em Videira

Começa amanhã, quinta-feira (19), o 18º Campo Demonstrativo e...

Inova Contestado promove “Café com Inovação – Rodada de Financiamentos”

O Centro de Inovação Inova Contestado realiza, no dia...

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 6/2026 Pregão Eletrônico n. 12/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Outros Tópicos Interessantes