Fotos: João Frederico/Epagri Lages
Atividade essencial para a economia de dezenas de municípios catarinenses, a fruticultura tem recebido atenção especial da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Conhecida por gerar emprego e renda, a cadeia produtiva também exige investimentos constantes e adoção de novas tecnologias.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nesta semana, mais de 50 pesquisadores da instituição reúnem-se no Centro de Treinamento de Videira, no Meio-Oeste do Estado, para debater as principais demandas do setor e dar início à formulação de projetos de pesquisa que serão executados a partir de 2026. As discussões envolvem culturas como maçã, banana, pêssego, ameixa, pitaia, uva, maracujá, laranja e tangerina.
Além dos profissionais de Videira, participam do encontro representantes das estações experimentais de Caçador, Itajaí, São Joaquim e Urussanga; do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), de Chapecó; do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa); e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram).
Veja também
Real é a 3ª moeda que mais perde valor frente ao dólar após “tarifaço” de Trump
CIDASC leva educação sanitária para alunos de Rio das Antas
Concurso Público: Vagas abertas em Videira, Salto Veloso e mais
Entre os principais objetivos dos novos projetos estão o aumento da produtividade e da qualidade das frutas, a preservação dos recursos naturais — como solo e água —, e a redução do uso de mão de obra nas propriedades. Isso deve proporcionar melhor remuneração aos fruticultores e maior retorno econômico ao setor.
“Estamos reunidos com o objetivo de definir novos projetos e ações, para execução a partir de 2026, em busca de soluções para as necessidades e gargalos dos fruticultores. Nos últimos anos tivemos bastante sucesso. Lançamos várias tecnologias disponibilizadas aos produtores e muitos artigos técnicos científicos que mostram e provam os avanços nas diversas cadeias produtivas da fruticultura, buscando sempre a qualidade, a produtividade, a preservação do meio ambiente e o retorno econômico”, destaca Luiz Antônio Palladini, coordenador do Programa de Fruticultura da Epagri.
Nossas Redes Sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido, neste domingo (13), a uma nova cirurgia no…
Uma mulher ficou presa às ferragens após o carro que conduzia capotar em frente a…
Foi identificada como Giusepi Luigi Gemeli, de 37 anos, a vítima fatal de um grave…
Foi localizado na manhã deste domingo (13) em um rio no Distrito de Ibicuí, interior…
Manchas em roupas são inevitáveis, especialmente no dia a dia corrido em que vivemos. Seja…
A previsão do tempo em Santa Catarina para este domingo (13) indica a atuação de…
This website uses cookies.