Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Governo suspende retirada e comércio de moluscos em SC

A toxina não afeta os moluscos, mas pode causar sintomas gastrointestinais em humanos

Governo suspendem retirada e comércio de moluscos em Santa Catarina. Medida vale para toda costa catarinense para os moluscos bivalves (ostras vieiras, mexilhões e berbigões), devido à detecção da presença da toxina ácido ocadaico na carnes dos molusco em praticamente todos os municípios em que estes animais aquáticos são cultivados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida visa preservar a saúde dos consumidores e foi determinada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Publicidade

A Cidasc monitora constantemente as áreas de cultivo de moluscos bivalves, através de análises para detectar a presença de contaminantes microbiológicos e também de ficotoxinas e algas produtoras de toxinas.

Ao se alimentar os moluscos podem absorver algas produtoras de toxinas e quando estas toxinas ultrapassam o limite previsto na legislação pode representar um risco para quem consome estes animais.

Veja também

Suspensa a retirada, consumo e venda de moluscos em SC

Produtores rurais devem atualizar seu cadastro na Cidasc até 30 de julho

Vale lembrar que esta toxina não é prejudicial para os moluscos, no entanto, se consumidos pelo ser humano provocam sintomas gastrointestinais como náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

Os resultados obtidos nas análises da água indicando uma grande floração da alga produtora da toxina associado às análises realizadas na carne dos moluscos nos últimos dias levaram à decisão de suspender a retirada, comercialização e consumo das ostras, mariscos, mexilhões e berbigões, bem como de recomendar que a população não consuma estes animais aquáticos retirados de bancos naturais, como costões e beira de praia.

“Este é um evento natural que pode ocorrer em determinadas épocas do ano e tem relação com diversos fatores como correntes marítimas, condições climáticas… , explica o médico-veterinário Pedro Sesterhenn, responsável pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos e das Abelhas na Cidasc.

 A Cidasc intensificará o monitoramento nos próximos dias e, havendo mudança no quadro, avaliará se é possível liberar a retirada, comercialização e consumo dos moluscos sem que haja risco para a saúde humana.

Fonte:
Cidasc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Oficina de Grafite da BRK abre novas inscrições

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento...

Gambá invade quadra e paralisa jogo da Supercopa de Futsal

Um fato inusitado marcou a partida entre Atlântico e...

Cinco atletas de Videira são convocadas para a Seleção Catarinense Cadete de Handebol

O talento do esporte de Videira ganha destaque mais...

Fevereiro Laranja destaca importância da doação de medula

A campanha Fevereiro Laranja mobiliza a população para ampliar...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Mais Lidas da semana

Macarronada beneficente ajuda menino caçadorense com leucemia

A comunidade caçadorense está mobilizada em mais uma ação...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Colisão entre moto e carro deixa jovem ferido em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta...

Idosa leva carro errado pra casa e recebe ligação da Polícia por furto

Um episódio inusitado chamou atenção em Mafra na tarde...

Escala 6×1: quem pagará a conta da jornada reduzida?

A indústria catarinense mantém o compromisso histórico de buscar...

Outros Tópicos Interessantes