Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Granizo e as chuvas atrapalharam as safras de frutas na região

Frutas da região foram impactadas diretamente pelas mudanças climáticas

O granizo e as chuvas atrapalharam as safras de frutas na região. Uva, maçã e frutas de caroço, que tinham expectativa de boa safra em 2023, acabaram retrocedendo em todo o Meio-Oeste catarinense. Durante a edição desta terça-feira, 13, o Videira Notícias recebeu o pesquisador Everlan Fagundes para tratar sobre o tema.

“A gente começou o ano com uma expectativa boa de produção. A uva se apresentava ótima, a maçã a gente já via sinais de baixa somatória de frio. […] Já a fruta de caroço, pêssego, ameixa, nós teríamos uma safra ótima, se não fosse principalmente o granizo”.  

Segundo Fagundes, a falta de um frio mais intenso em 2023 fez com que a safra de maçã fosse prejudicada. A Terra da Maçã, Fraiburgo, registra inúmeros pomares com frutas com tamanhos muito menores do que os consumidores estão acostumados.

Veja também

Publicidade

Pesquisadores italianos conhecem o cultivo da maçã na Epagri de Caçador

Santa Catarina lança Programa Terra Boa 2024

Santa Catarina é destaque na qualidade e sanidade das macieiras

Os impactos não foram sentidos apenas pela presença do granizo e pela falta do frio. A alta intensidade das chuvas em toda a região também trouxe problemas para as produções. O pesquisador lembra que a maçã foi impactada diretamente pelas chuvas, que trouxeram a presença de doenças, como a mancha da gala. “A gente viu nesse ano uma incidência e uma severidade dessas doenças que em poucos anos é vista. Dessa forma, o nosso rendimento para todas as culturas, destacando a uva como a mais prejudicada”, afirmou.  

Com as colheitas de uva e frutas de caroço concluídas e a de maçã realizada, os olhares se voltam agora para o cultivo da safra 2024/2025. Fagundes destaca que o míldio deve se manter presente nos parreirais durante este ano. “A gente vê em todas as parreiras aquelas folhas queimadas que são o resultado do tratamento de cura do míldio, mas ele permanece lá”.  Os pesquisadores devem manter os cuidados e a atenção durante o ano de 2024, para que a colheita no próximo ano ocorra da melhor forma. 

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Terça-feira terá menos chuva e calor de até 36°C em SC

A terça-feira (03) será marcada pela diminuição da chuva...

Caçadorense estreia com goleada no Catarinense Sub-21

A Caçadorense iniciou sua caminhada no Catarinense Sub-21 em...

Mãe e padrasto são condenados por espancar crianças de 3 e 5 anos em Videira

O casal denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina...

Mais Lidas da semana

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Ex-gerente da Caixa é investigado por desvio de R$ 1 milhão em SC

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (24), a...

Ex-dirigentes do INSS fecham delação e citam Lulinha

Ex-dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram...

Carga de madeira ilegal é apreendida em Lebon Régis

Durante fiscalização de rotina na SC-350, próximo ao trevo...

Fortes chuvas deixam 14 mortos e dezenas de desaparecidos em Minas Gerais

As fortes chuvas que atingem Juiz de Fora, na...

Outros Tópicos Interessantes