Rádios RBV

Ministério da Agricultura orienta estados a declararem estado de emergência zoossanitária para conter gripe aviária

Santa Catarina já publicou seu decreto

Fonte:
MAPA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, orientando-os a declarar estado de emergência zoossanitária e intensificar as ações de contenção para evitar a propagação da doença gripe aviária.  

A declaração do estado de emergência permite a mobilização de recursos financeiros da União e a cooperação com outros ministérios, organizações governamentais e não governamentais, em todas as esferas. No entanto, os estados e municípios também precisam adotar medidas similares para acessar e alocar os recursos necessários às ações de contenção da gripe aviária. Isso envolve garantir força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos adequados para lidar com a situação.  

Mesmo que não tenham sido registrados casos da doença em aves destinadas ao consumo, o Brasil já sente os primeiros impactos comerciais. O Japão, como o segundo maior destino das exportações de carne de frango brasileira, suspendeu temporariamente as compras de produtos provenientes do Espírito Santo e de Santa Catarina.  

Para que as medidas de contenção da gripe aviária sejam efetivas, é fundamental que todos os estados adotem a mesma abordagem, mesmo nas regiões onde ainda não foram registrados casos da doença. Isso ocorre porque, caso a Influenza Aviária seja detectada em aves comerciais em qualquer localidade do país, isso afetaria todo o setor avícola nacional. Em SC, o Governador Jorginho Mello, através do Decreto nº 211 publicado na última quinta-feira, dia 20, decretou Estado de emergência zoossanitária. 

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com mais um dia de tempo bom

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Programas da Prefeitura de Videira

Confira abaixo os Programas da Prefeitura de Videira que...

Programas da Prefeitura de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Prefeitura de Iomerê que...

Videirense brilha no Brasileiro de BMX Racing 2025 na Bahia

O atleta videirense Dionatan César Maculan foi um dos...

Mais Lidas da semana

Laudo aponta que padre Wilson não teve culpa no acidente fatal

O laudo pericial divulgado esta semana pela Polícia Rodoviária...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com mais um dia de tempo bom

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

SC define regras para criação, comercialização e circulação de pitbulls

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou...

Júri do caso Vanessa Martins começa com tensão e versões contraditórias

Teve início nesta terça-feira (8), em Tangará, o júri...

Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta...

Outros Tópicos Interessantes