Rádios RBV

Municípios cobram pagamento do antigranizo pelo Governo do Estado

Atualmente, dos 167 geradores antigranizo existentes no Meio Oeste, 54 deveriam estar sendo custeados pelo Governo do Estado

Fonte:
Portal RBV

A possibilidade de temporais com a ocorrência de granizo durante o desenvolvimento da safra de frutas na região Meio Oeste de Santa Catarina preocupa produtores e municípios. Essa preocupação é ainda maior, neste momento, tendo em vista que os geradores antigranizo que deveriam ser custeados pelo Governo do Estado ainda não tiveram o seu pagamento efetivado.

Muitos municípios se vêem obrigados a assumir a responsabilidade que deveria ser do Estado e pagar esses geradores para que os agricultores não sejam ainda mais prejudicados. Atualmente, dos 167 geradores existentes no Meio Oeste, 54 deveriam estar sendo custeados pelo Governo do Estado.

Ao final do mês de julho, o vereador do município de Caçador, Jean Carlo Ribeiro (PSD), informou que o Governo do Estado iria liberar R$ 1,2 milhão para a manutenção do sistema antigranizo nos municípios da Amarp. Segundo ele, a informação foi confirmada durante audiência que teve com o secretário estadual de Agricultura Valdir Colatto e com o assessor da Casa Civil, Rafael Laske, em Florianópolis.

Após isso, no dia 2 de agosto, foi publicada no Diário Oficial do Estado a resolução que celebraria o convênio do Governo do Estado com os municípios. A expectativa é que até o fim de agosto o contrato com a empresa Antigranizo Fraiburgo já esteja assinado, possibilitando a ativação dos geradores no início de setembro. Todavia, até agora os recursos não foram liberados pelo Governo do Estado.

Essa situação foi discutida durante sessão da Câmara de Vereadores de Rio das Antas na terça-feira (22). A Secretária Municipal de Administração e Finanças Luciana Bodanese cobrou agilidade na liberação dos recursos. Ela argumentou que a Administração está fazendo a sua parte, custeando os 5 geradores que são de responsabilidade do município, e espera que Rio das Antas não tenha novamente que arcar com o custo dos 7 geradores que são de responsabilidade do Estado.

O Portal RBV entrou em contato com o Governo do Estado para buscar mais informações sobre o pagamento do convênio. Uma nota foi enviada pelo Diretoria de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural.

Confira o que diz a nota:

“Os processos para a celebração dos convênios do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, com os municípios tradicionalmente beneficiados com este recursos, ou seja, Rio das Antas, Videira, Timbó Grande, Tangará, Pinheiro Preto, Matos Costa, Macieira, Lebon Régis, Fraiburgo, Calmon e Caçador, estão tramitando normalmente. O Secretário da Agricultura, Valdir Colatto, prevê para os próximos dias a assinatura dos Convênios e o repasse dos recursos, para que as Prefeituras Municipais possam adquirir os queimadores de solo necessários para operacionalização do sistema antigranizo na região”.

Conheça como funciona o sistema antigranizo:

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina amanhece com nebulosidade e chuva fraca

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Sebrae/SC impulsiona agroindústria em 44 municípios

O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o...

Suas Ixoras estão perdendo flores? Estes são os 5 erros mais comuns

As ixoras encantam com suas inflorescências vibrantes e volumosas,...

6 motivos para usar bicarbonato de sódio nas suas plantinhas

Quando o assunto é jardinagem, o segredo muitas vezes...

Carelli assina ordem de serviço para obras na Rua João Contini

A Rua João Contini, localizada no bairro Alvorada, passará...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina amanhece com nebulosidade e chuva fraca

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Jorginho Mello propõe que SC assuma a gestão da BR-282

O governador Jorginho Mello propôs ao Governo Federal a...

“Foi um acidente. Não tem como culpar ninguém”, diz jovem sobrevivente de colisão

Ainda internado no Hospital Maicé, em Caçador, Emerson de...

Ações contra a dengue em Videira: Carro de inseticida passará pela cidade

A cidade de Videira está intensificando as ações de...

Outros Tópicos Interessantes