Pecuarista dobra a produção de leite com programa do Senar

Gian Perazzoli aumentou de 6 mil para 12,3 mil litros a produção leiteira da propriedade após participar do ATeG Bovinocultura de Leite

O produtor rural Gian Perazzoli, no município de Videira, Meio-Oeste catarinense, viu sua vida mudar drasticamente nos últimos anos ao assumir a bovinocultura de leite da família em 2010. Em 2022, ao ingressar no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) viu sua produção saltar de seis mil para mais de 12.300 litros de leite por mês em apenas 17 meses, levando-o a focar integralmente na atividade. 

O programa é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), realizado em parceria com o Sindicato Rural de Videira. Essa transformação rendeu a Perazzoli o Prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”, destacando também a excelência de Santa Catarina no agronegócio.

Pecuarista-dobra-a-producao-de-leite-com-assistencia-do-Senar-1
Foto: Faesc/Senar/CNA

O retorno econômico da produção trouxe melhor qualidade de vida para a família e permitiu a presença integral do filho mais novo na propriedade, assegurando a sucessão familiar. Além disso, adquiriram maquinários e equipamentos para melhorar o desempenho da atividade e da rotina da propriedade.

Publicidade

A família recebeu uma ordenhadeira móvel com balde ao pé. Para o produtor, conquistar o prêmio “foi muito bom porque a ATeG trouxe resultados, melhorou a produção e a ordenhadeira ajudará no negócio da família”.

Veja também

Início do outono traz expectativa de que chuva e frio normalizem

Confira os dados do Boletim Agropecuário de março

Brasil possui vaca mais cara do mundo, avaliada em R$ 21 milhões

A equipe técnica também foi reconhecida. A engenheira agrônoma e técnica da ATeG, Suiane Pittol, foi a responsável pelo atendimento na propriedade do produtor Gian Perazzoli, em Videira, e levou o Prêmio na categoria Técnico de Campo.

Suiane comentou sobre as estratégias implementadas desde março de 2022 para desenvolver oportunidades de melhoria na propriedade, ressaltou a expressiva evolução nos indicadores da atividade leiteira e o orgulho em ver o pecuarista receber o prêmio. Também comentou o quanto é gratificante estar entre os técnicos que receberam esse importante reconhecimento no País.

De acordo com o supervisor regional Meio-Oeste do Senar/SC, Jean Palavro, o programa atende mais de 6 mil produtores de dez diferentes cadeias produtivas em Santa Catarina. Palavro destaca que o que importa não é tamanho nem a quantidade produzida, mas sim proporcionar eficiência para as propriedades.

O prefeito de Videira, Dorival Borga salientou a satisfação em ver que as propriedades do município estão se tecnificando e conquistando o reconhecimento merecido. Borga também lembrou da importância de os produtores do município poderem contar com entidades como o Senar, a Faesc e o Sindicato Rural.

Prêmio ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023

O prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023” avaliou as propriedades seguindo critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

No total, foram premiados cinco produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Somente de Santa Catarina foram três produtores que levaram o prêmio, entregue em Brasília no dia 12 de dezembro de 2023. Essa é a segunda vez que Santa Catarina conquista o prêmio na ATeG Bovinocultura de Leite. O primeiro reconhecimento foi em 2019.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Circuito da Saúde Uniarp consolida parceria com o Hospital Maice

A Uniarp realizou neste dia 13 de maio a...

Quinta-feira com mudanças no tempo em algumas regiões de SC

O tempo segue predominantemente estável em Santa Catarina nesta...

Vereador cobra informações sobre implantação do estacionamento rotativo

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), o vereador...

Inscrições para o Encceja 2026 terminam nesta sexta-feira

As inscrições para o Encceja 2026 terminam nesta sexta-feira,...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...