O RBV Agro desta semana fala sobre maçã, fruta destaque em Santa Catarina. O Estado é o maior produtor do Brasil, e essa condição só foi alcançada graças a um forte investimento em pesquisas. Nossa reportagem foi até a Estação Experimental da Epagri em Caçador, para conhecer um novo cultivar, a maçã Lorenzo. Ela é fruto de uma mutação natural e foi descoberta por um produtor da região.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De colheita precoce e resistente à principal doença da cultura, a macha foliar de glomerella, a maçã Lorenzo desponta como uma opção promissora para o setor.
O produtor rural Sérgio Castelani, da Linha Caixa D´Água, no município de Caçador, cultiva maçãs desde 2007. Mas foi em 2015 que ele notou pela primeira vez em sua propriedade, um pé diferenciado de macieira. Foi a única planta do pomar que se manteve resistente à macha foliar de glomerella.
Segundo o pesquisador Ivan Dagoberto Faoro, após a descoberta do produtor, a maçã passou por processos de avaliação do melhoramento genético por mutação da Epagri.
Veja também
RBV Agro 236: Família se destaca no cultivo de melão no Meio-Oeste de SC
RBV Agro 235: Mirtilo, fruta pequena no tamanho, mas gigante no sabor
Lançada oficialmente pela Epagri em 2022, a maçã Lorenzo obteve agora em 2024, o certificado de proteção de cultivar, válido por 18 anos. O documento garante os direitos comerciais da fruta à Epagri e ao produtor.
Para o produtor, a maçã Lorenzo é promissora em temos econômicos, pois ela é uma variedade precoce, quando a fruta tem alta valorizada no mercado.
A expectativa é que as mudas da nova cultivar sejam colocadas à disposição dos produtores em 2026.
Nossas Redes Sociais