Rio das Antas assume o pagamento do sistema antigranizo durante todo o ano. O equipamento é utilizado principalmente para que os produtores rurais não sejam afetados pelas intempéries climáticas. O Meio-Oeste Catarinense é reconhecido como a região onde muitos municípios são atendidos pelo sistema.
Durante o ano de 2023, o governo de Santa Catarina acabou atrasando o pagamento do sistema durante alguns meses. Sendo assim, o prefeito de Rio das Antas, João Carlos Munaretto – MDB, decidiu por assumir o pagamento durante todo o ano, não apenas na temporada de safra, como faz o governo.
A partir de agora, será de responsabilidade da prefeitura arcar com os valores durante os 365 dias do ano, dos 7 equipamentos de responsabilidade do Estado, além dos 4 que Rio das Antas já cuidava. “Já prevendo, para não chegar na época e a gente não ficar tumultuado”, afirmou Munaretto, quando questionado sobre o porquê de a prefeitura assumir o pagamento.
Para Munaretto, ao assumir o pagamento, a prefeitura acaba saindo na frente, não dependendo de entraves políticos que poderiam atrasar o início dos trabalhos. Outra questão levantada por Munaretto é de que ao realizar o pagamento durante todos os meses, o sistema antigranizo também beneficia a população da área central de Rio das Antas.
“Nós pagamos a totalidade do ano inteiro, porque nós não pensamos somente na agricultura, o evento, a pedra, às vezes dá também na cidade, onde dá destelhamento, queda de telhado, entre outras situações”
Munaretto destaca ainda que o interessante seria que todos os municípios da região pudessem contar com o pagamento durante todos os meses do ano, para que assim toda a região fosse atendida de forma igual.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: