Safra 2024 deve ser 2,8% menor que a deste ano

Excesso de chuvas no Sul e seca no Norte atrasam plantio

A safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas deve ficar em 308,5 milhões de toneladas em 2024, de acordo com a primeira estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a produção agrícola brasileira do ano que vem.

Dessa forma, caso se confirme, a safra deverá ser 2,8% inferior, ou 8,8 milhões de toneladas a menos, à estimada para este ano, de 317 milhões de toneladas, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado em outubro e também divulgado nesta quinta-feira (9) pelo IBGE.

A queda de 2023 para 2024 deverá ser puxada principalmente pelas lavouras da soja, com previsão de queda de 1,3%, ou menos 2 milhões de toneladas, e do milho, que deverá recuar 5,6%, ou menos 7,3 milhões de toneladas. Além disso, tanto a soja, quanto o milho também deverão ter queda na área colhida, de 0,6% e 0,4% respectivamente.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Guia de Trânsito Animal: SC lança nova plataforma eletrônica de emissão  

“O excesso de chuvas na Região Sul e o tempo seco no Norte está atrasando o plantio da nova safra em algumas unidades da Federação, o que pode atrasar a colheita e, consequentemente, o plantio da segunda safra, trazendo maior insegurança climática para a mesma”, explica o pesquisador do IBGE Carlos Barradas.

No entanto, a cultura do arroz deverá ter alta de 2,5% na produção, com aumento de 4,5% na área colhida.

Safra de 2023

Segundo o LSPA de outubro, com uma safra de 317 milhões de toneladas neste ano, a produção agrícola deverá ser recorde, com uma alta de 20,6% em relação ao ano anterior, com altas de produção nas lavouras de soja (27%) e milho (19,5%), mas queda no arroz (4%).

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira leva 25 atletas da terceira idade para os JASTI em Joinville

O município de Videira estará representado por 25 atletas...

Jornalista da Band tem morte encefálica confirmada após acidente

O Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte,...

Maus-tratos a animais vão além da violência física, alerta veterinário

Os maus-tratos contra animais não se restringem apenas a...

Mulher e bebê morrem em grave acidente na BR-282 em SC

Um grave acidente de trânsito registrado no início da...

Projeto de lei pode alterar placas de veículos e incluir cidade e estado novamente

Um projeto de lei aprovado na Comissão de Viação...

PF prende mulher com dinheiro falso enviado pelos Correios

Uma mulher moradora de Concórdia, no Meio-Oeste de Santa...

Mais de 1 milhão de veículos devem circular nas rodovias de SC entre sexta e terça-feira

O feriado de Tiradentes, celebrado na próxima terça-feira (21),...

HSDS participa de evento voltado à gestão hospitalar

No dia 15, a liderança do Hospital Salvatoriano Divino...