O Boletim Agropecuário de setembro revela boas notícias para as safras de inverno em Santa Catarina. A safra 2024/2025 deve apresentar um aumento significativo na produtividade do trigo, alho e cebola.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a Epagri, a produtividade do trigo deve crescer 59,3%, enquanto o alho 44,43% e a cebola devem ter incrementos de 39,82%. Essas informações estão disponíveis no site do Observatório Agro Catarinense.
As lavouras da safra anterior enfrentaram dificuldades climáticas, especialmente com chuvas excessivas em setembro e outubro.
Veja também
Safra do feijão é destaque no Boletim Agropecuário de junho
Lavouras em estágios iniciais já devem começar manejo da cigarrinha-do-milho
No entanto, as previsões para este ano são promissoras, trazendo otimismo para os produtores.
Trigo
O trigo é uma das culturas que deve se beneficiar. Em agosto, o preço médio da saca de trigo caiu 0,91% em relação a julho, mas a expectativa é positiva.
Atualmente, 95% das lavouras estão em boas condições, com 121 mil hectares plantados.
A produção estadual pode alcançar 432 mil toneladas, marcando o segundo melhor resultado histórico. Isso representa um aumento de 40,7% em comparação à safra anterior.
Alho
No mercado do alho, os preços se mantiveram estáveis, com pequenas oscilações em agosto.
A safra catarinense já está totalmente implantada, e 97% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, com condições consideradas boas.
O crescimento da produtividade esperada é de 44,43%, trazendo perspectivas animadoras para os produtores.
Cebola
A cebola enfrentou uma redução nos preços devido ao aumento da oferta, especialmente com a chegada de produtos do Nordeste.
Em agosto, o preço médio da saca de cebola foi de R$36,00, caindo ainda mais em setembro para R$85,00.
As lavouras de cebola também estão bem, com 94% em boas condições e em fase de desenvolvimento.
Banana
O mercado de bananas em Santa Catarina passou por valorização devido a uma redução na oferta causada por fatores climáticos.
No Litoral Norte, a banana-caturra teve sua oferta afetada, resultando em preços mais altos.
Em setembro, espera-se um aumento nos preços regionais, impulsionado pela demanda e melhoria na qualidade dos frutos. A previsão é de crescimento de 16,8% na produção.
Arroz e Feijão
Os preços do arroz subiram desde abril, mas a recuperação da área plantada pode trazer alívio aos preços na próxima safra.
No feijão, a expectativa é de crescimento de 3,56% na área plantada, com uma produtividade média de 1.924 quilos por hectare.
Milho e Soja
Para o milho, a Epagri estima um aumento na produtividade de 23,93%, atingindo 8.460 quilos por hectare.
A área plantada deve reduzir 9,32%, mas a produção total deverá crescer 12,28%.
Na soja, os preços caíram em agosto, mas há expectativa de aumento na área cultivada em 1,78% na próxima safra, com produtividade esperada de 3.820 quilos por hectare.
Bovinos, Frangos e Suínos
Os preços da arroba do boi gordo subiram 1,3% em setembro, mas há uma queda de 1,1% em comparação ao ano passado.
As exportações de carne de frango caíram significativamente, enquanto as de carne suína mantiveram-se em níveis elevados, apesar de uma leve queda em agosto.
Leite
No primeiro semestre de 2024, Santa Catarina viu um aumento na aquisição de leite cru.
O preço médio pago aos produtores caiu levemente, mas há expectativa de aumento nos próximos meses devido às condições climáticas adversas.
O boletim revela um cenário animador para o agronegócio catarinense, com várias culturas se recuperando e trazendo esperança para os produtores.
Portal RBV nas redes sociais