Santa Catarina consolidou-se como vice-campeã nacional na produção de arroz, com 1,2 milhão de toneladas colhidas na safra 2023/2024. Este grão ocupa o quarto lugar em Valor da Produção Agropecuária (VPA), somando R$ 2,1 bilhões, representando 9,4% do total nacional, segundo a Epagri/Cepa 2022/2023. Em celebração ao Dia Internacional do Arroz, nesta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária ressaltou a importância do cultivo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O arroz representa cerca de 25% da produção agrícola de grãos em Santa Catarina, posicionando o estado em segundo lugar no ranking nacional.
“A cadeia produtiva do arroz gera renda para mais de 50 mil famílias catarinenses, com destaque para o uso de tecnologia avançada e inovação no cultivo”, afirma o secretário Valdir Colatto.
Em uma área de 145 mil hectares, o arroz catarinense se diferencia pelo cultivo em áreas alagadas, técnica adotada por 85% dos agricultores do estado.
Essa prática, associada à produção de sementes de alta qualidade, permite atender a demanda local e expandir o mercado para toda a América Latina.
Veja também
Saiba qual o mês ideal para plantar abóbora
Doença em abelhas leva à interdição de apiário em SC
O Programa Grãos SC, da Epagri, oferece suporte tecnológico com 16 sementeiras oficiais que garantem a excelência das sementes. Variedades desenvolvidas pelo programa são adaptadas ao solo e clima catarinense, e países como Bolívia e Argentina já utilizam as sementes de Santa Catarina.
Além disso, práticas sustentáveis implementadas pelo estado reduziram entre 20% e 30% a emissão de metano no cultivo de arroz, atendendo as metas climáticas da COP 26.
Visando fortalecer o setor, a Secretaria de Agricultura reativou a Câmara Setorial dos Grãos, que inclui arroz, soja, trigo, milho e feijão, aumentando o potencial econômico e ambiental da produção no estado.
Portal RBV nas redes sociais