Rádios RBV

SC é vice-campeã nacional na produção de arroz com 1,2 milhão de toneladas

Arroz representa 9,4% do Valor da Produção Agropecuária do Brasil, gerando renda para mais de 50 mil famílias no estado

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Santa Catarina consolidou-se como vice-campeã nacional na produção de arroz, com 1,2 milhão de toneladas colhidas na safra 2023/2024. Este grão ocupa o quarto lugar em Valor da Produção Agropecuária (VPA), somando R$ 2,1 bilhões, representando 9,4% do total nacional, segundo a Epagri/Cepa 2022/2023. Em celebração ao Dia Internacional do Arroz, nesta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária ressaltou a importância do cultivo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O arroz representa cerca de 25% da produção agrícola de grãos em Santa Catarina, posicionando o estado em segundo lugar no ranking nacional.

“A cadeia produtiva do arroz gera renda para mais de 50 mil famílias catarinenses, com destaque para o uso de tecnologia avançada e inovação no cultivo”, afirma o secretário Valdir Colatto.

Em uma área de 145 mil hectares, o arroz catarinense se diferencia pelo cultivo em áreas alagadas, técnica adotada por 85% dos agricultores do estado.

Essa prática, associada à produção de sementes de alta qualidade, permite atender a demanda local e expandir o mercado para toda a América Latina.

Veja também

Saiba qual o mês ideal para plantar abóbora

Doença em abelhas leva à interdição de apiário em SC

O Programa Grãos SC, da Epagri, oferece suporte tecnológico com 16 sementeiras oficiais que garantem a excelência das sementes. Variedades desenvolvidas pelo programa são adaptadas ao solo e clima catarinense, e países como Bolívia e Argentina já utilizam as sementes de Santa Catarina.

Além disso, práticas sustentáveis implementadas pelo estado reduziram entre 20% e 30% a emissão de metano no cultivo de arroz, atendendo as metas climáticas da COP 26.

Visando fortalecer o setor, a Secretaria de Agricultura reativou a Câmara Setorial dos Grãos, que inclui arroz, soja, trigo, milho e feijão, aumentando o potencial econômico e ambiental da produção no estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher leva bebê reborn para vacinar em posto de saúde de SC

Uma situação inusitada gerou confusão em uma Unidade Básica...

Renda média do catarinense cresce acima da média nacional em 2024

O Brasil registrou em 2024 o maior valor da...

Miopia infantil: veja os sinais e como evitar a progressão

A miopia infantil tem se tornado cada vez mais...

RBVerde 2025 será realizado em junho em cinco cidades da região

A 4ª edição do RBVerde já tem data confirmada...

Seminário foca na descarbonização e eficiência energética

No dia 20 de maio, a FIESC, em parceria...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com maior nebulosidade

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Justiça condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Outros Tópicos Interessantes