Safra de uvas 2025 em SC é uma das melhores dos últimos anos

A expectativa é de que a região produza entre 55 e 60 mil toneladas de uvas

A safra de uvas da microrregião do Vale do Rio do Peixe, em Santa Catarina, está quase finalizada. A produção atingiu as expectativas, com resultados dentro da média, mas com qualidade superior à do ano passado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Diversos fatores contribuíram para esse bom desempenho, incluindo condições climáticas favoráveis e investimentos em novas tecnologias.

Publicidade

André de Souza, pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Videira, explicou que o clima teve papel essencial.

“Tivemos uma boa produtividade e, o diferencial deste ano, foi a qualidade das uvas, que pode ser notada nos sucos e vinhos produzidos”, afirmou.

A brotação das uvas ocorreu em setembro, com um período seco que favoreceu a sanidade das plantas. Além disso, noites frias até fevereiro ajudaram na acumulação de açúcar e na acidez das frutas, essenciais para a qualidade da safra.

Veja também

Isenção de impostos sobre sardinha enlatada pode prejudicar gravemente SC

Atletas de Videira conquistam 19 medalhas no Circuito Catarinense de Jiu-Jitsu

A expectativa de produção é de 55 a 60 mil toneladas em Santa Catarina, mantendo-se dentro da média dos últimos anos.

As principais cidades produtoras da região, como Tangará, Videira, Caçador e Pinheiro Preto, são responsáveis por mais de metade da produção estadual.

Com aproximadamente 4 mil hectares plantados, a fruticultura catarinense segue se consolidando, superando desafios e melhorando continuamente a qualidade da produção.

O uso de tecnologias, como controle de geadas e granizo, contribui para o sucesso da safra.

“A região tem sido exemplo para outras, investindo em tecnologias que garantem boas colheitas”, conclui André. A safra de 2025 é considerada uma das melhores dos últimos anos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Fabiano Trindade

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Temporais marcam o fim de semana em Santa Catarina

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Dia da Família e literatura transformam escola em Caçador

A Escola Hilda Granemann de Sousa (Caic), no bairro...

Choque violento entre veículos deixa feridos na BR-282

Um choque violento entre um carro e um caminhão...

Número de eleitores acima de 60 anos dispara no país

Um levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de...

Jantar beneficente ajuda caçadorense em tratamento

A comunidade de Caçador está se mobilizando em uma...

VÍDEO: Professor reaparece após 5 anos e encontra mãe em SP

Um professor universitário localizado pela Polícia Militar Rodoviária em...

Spotify divulga top 20 músicas mais tocadas de todos os tempos

Em celebração aos seus 20 anos de atuação no...

Saúde orienta: quando ir à UBS, UPA ou hospital em Videira

A Secretaria de Saúde de Videira emitiu um alerta...