Rádios RBV

Menu

SC intensifica defesa sanitária após foco de Influenza Aviária no RS

Alerta Máximo foi emitido pela Cidasc e Secretaria da Agricultura e Pecuária após foco de Influenza Aviária em aves comerciais no RS.

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

Diante da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, o Governo de Santa Catarina adotou medidas imediatas para proteger o plantel avícola catarinense. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiram a Nota Técnica nº 001/2025, reforçando o Alerta Máximo para a avicultura comercial no estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Portaria Mapa nº 795/2025, publicada em 15 de maio, declara estado de emergência zoossanitária por 60 dias na região afetada. Em resposta, SC intensifica a fiscalização e amplia as ações de vigilância e biosseguridade nas fronteiras e dentro do território estadual.

Medidas de biosseguridade são reforçadas na avicultura catarinense

Para evitar a entrada do vírus em Santa Catarina, a Cidasc determinou a análise rigorosa da movimentação de animais e produtos de origem animal oriundos do RS. Propriedades que receberam aves da região nos últimos 30 dias estão sendo monitoradas, e os Postos de Fiscalização Agropecuária (PFFs) da divisa sul passaram a inspecionar todas as cargas de aves e ovos férteis provenientes do estado vizinho.

A Nota Técnica nº 002/2025, publicada em 17 de maio, detalha restrições ao trânsito interestadual de aves vivas e ovos férteis oriundos de municípios da zona de contenção do foco, como Montenegro, Canoas, Esteio, entre outros. Cargas autorizadas devem passar por desinfecção obrigatória nos PFFs.

Orientações ao setor produtivo e à sociedade

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, reforça que é fundamental evitar visitas a aviários e manter aves de subsistência confinadas em locais telados. “Sabemos que o vírus está circulando e temos que manter as aves silvestres afastadas desses ambientes”, alerta. Ela também lembra que a carne de aves e ovos podem ser consumidos com segurança, pois não transmitem a doença aos humanos.

Já o secretário da Agricultura, Carlos Chiodini, destaca a importância da colaboração de todos: “Seguindo as orientações do governador Jorginho Mello, estamos vigilantes e reforçando todas as medidas para impedir a entrada dessa doença em Santa Catarina. Precisamos que cada um faça sua parte”.

O que observar e como notificar casos suspeitos

Aves com sinais clínicos como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo, secreção ocular ou morte súbita não devem ser manipuladas. Casos suspeitos devem ser imediatamente comunicados à Cidasc. O registro pode ser feito pelo sistema e-Sisbravet ou bit.ly/SISBRAVET, além dos escritórios locais da Companhia (confira a lista em cidasc.sc.gov.br).

Risco aos humanos é baixo, mas monitoramento é essencial

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), este é o primeiro caso de IAAP em sistema de avicultura comercial no Brasil. O vírus já circula em países da Ásia, África e Europa desde 2006. Embora o risco de infecção humana seja baixo, profissionais em contato direto com aves infectadas devem redobrar os cuidados.

A adoção rigorosa das medidas determinadas pelas Notas Técnicas 001 e 002/2025 é essencial para proteger a sanidade avícola de Santa Catarina e garantir a continuidade das exportações do segundo maior produtor de carne de frango do Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem morto em acidente em Pinheiro Preto é identificado

Foi identificado como Abel Artur Danielli, de 19 anos,...

Motociclista sofre fraturas graves após colisão em Lebon Régis

Um motociclista de 38 anos ficou gravemente ferido após...

Brigadista leva justa causa por convidar colega para ir ao motel

A Justiça do Trabalho manteve a demissão por justa...

SC-350 entre Caçador e Lebon Régis recebe pintura após ação do MPSC

A rodovia SC-350, que liga os municípios de Caçador...

Justiça absolve mãe acusada de agredir filha em Tangará

A Justiça absolveu uma mãe acusada de agredir a...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Conta de luz mais cara: bandeira vermelha segue em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que...

Outros Tópicos Interessantes