Na quinta-feira, dia 25 de abril, o município de Matos Costa realizou o 3º Seminário do Morango. O evento reuniu especialistas e agricultores no Salão do Parque de Eventos Germano Passero. O seminário, é uma iniciativa da Prefeitura juntamente com a Epagri e contou com o apoio do Sebrae e da Cresol.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A iniciativa contou com palestras das engenheiras agrônomas da Udesc, Juliana Martins de Lima e Francine Regianini Nerbass, e os engenheiros agrônomos Sergio Omar de Oliveira (da Cidasc) e Marcos Antônio de Campos (da Consultec e consultor Sebraetec do Sebrae). A temática abordada pelos palestrantes envolveu desde técnicas de cultivo até estratégias de mercado, inclusive com a apresentação das novas variedades de mudas de morango pela Udesc.
O município de Matos Costa se destaca como um importante centro de produção de morangos, com mais de 75 famílias envolvidas diretamente no cultivo. A região abrange uma área de mais de 17 hectares de cultivo protegido, totalizando mais de 750 mil pés de morango. A vasta produção não apenas gera renda para as famílias locais, mas também fortalece toda a cadeia produtiva relacionada à comercialização da matéria-prima e dos insumos necessários.
Veja também
Matos Costa comemora seus 62 anos de história
Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição pelos 62 anos de Matos Costa
RBVerde será realizado no dia 08 de junho
Ao longo de 2023, a Epagri realizou mais de 100 atendimentos na região, incluindo visitas às propriedades rurais, demonstrando a contínua busca por inovação e conhecimento que caracteriza o setor. Desta forma, o Seminário do Morango é relevante para a disseminação de novas técnicas e práticas sustentáveis que podem transformar economicamente, ambientalmente e socialmente a produção local.
O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o prefeito Paulo Camargo, o analista técnico do Sebrae Enio Albérto Parmeggiani, o coordenador do programa ATER, Jonatan Galio, o presidente da Câmara de Vereadores, João Hofliger, além do gerente regional da Cidasc, de Luiz Bratti, e outras instituições.
“Ao apoiar iniciativas como a do Seminário do Morango, o Sebrae reforça seu papel vital no apoio ao empreendedorismo rural e na promoção de práticas agrícolas que assegurem um futuro mais sustentável para toda a região”, comenta Aloísio Salomon, que é gerente do Sebrae da Regional Meio-Oeste.
Portal RBV nas redes sociais