Brasil

Começa hoje a Semana Nacional de Conciliação em todo o Brasil

A XIX edição da Semana Nacional de Conciliação teve início hoje, 4 de novembro, e se estenderá até o dia 8. O evento mobiliza tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais por todo o país. Organizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, a iniciativa busca resolver conflitos judiciais de forma rápida e eficiente.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com o tema “É tempo de conciliar”, a Semana promoverá mutirões de audiências de conciliação. Para isso, as cortes participantes selecionaram processos com potencial para acordos e convocaram as partes envolvidas. A conselheira e presidente da Comissão de Solução Adequada de Conflitos, Mônica Nobre, destaca que existem dois tipos de conciliação: processual e pré-processual.

A conciliação processual ocorre quando o caso já está em andamento na Justiça. Por outro lado, a pré-processual acontece antes da ação ser instaurada. Neste último caso, o interessado busca uma solução com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

“Os conflitos podem ser resolvidos extraprocessualmente, resultando em soluções mais céleres e menos onerosas”, explica Mônica Nobre.

Quando a solução é construída em conjunto pelas partes, o resultado tende a ser mais justo.

Veja também

Feirão Serasa Limpa Nome começa hoje nas agências dos Correios

Novo feriado nacional é celebrado em novembro

“É uma oportunidade de construir uma resposta ganha-ganha, com concessões mútuas”, acrescenta a conselheira. Para apoiar essa iniciativa, o CNJ disponibilizou materiais de divulgação, que podem ser acessados pelos tribunais.

No Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), as centrais de conciliação programaram mais de 2.500 audiências durante a Semana. O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TRF-3), desembargador Hélio Nogueira, estima que cerca de 4 mil a 6 mil pessoas sejam atendidas.

Os temas das audiências serão variados, abrangendo questões bancárias e conflitos envolvendo conselhos de classe profissional. Também serão homologados acordos sobre pensão estatutária e pagamentos de expurgos inflacionários a poupadores da Caixa Econômica Federal. Além das audiências, as centrais de conciliação prestarão atendimento direto ao público.

No Distrito Federal, o Tribunal de Justiça (TJDFT) promoverá uma força-tarefa de mediação familiar. Durante a Semana, a pauta pré-processual aumentará em 150%, com a participação da Defensoria Pública e do Ministério Público.

“Normalmente, trabalhamos com 400 ações por mês, mas nesta semana pautamos 600 processos”, informa a juíza Marília Garcia Guedes.

Na abertura do evento do TJDFT, será entregue o Manual de Procedimentos do Projeto Inspira. Este documento traz orientações sobre técnicas de mediação coletiva em Ações Civis Públicas relacionadas ao acesso a vagas em creches no Distrito Federal.

A força-tarefa da Semana Nacional da Conciliação também mobiliza o Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região (TRT-3). As 158 varas do trabalho em Minas Gerais receberam recomendações para adesão à campanha.

“Recomendamos que os magistrados pautem ao menos três processos por dia”, observa o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do TRT-3.

Os resultados da última edição foram animadores. Em novembro de 2023, foram realizadas 119.118 audiências de conciliação, resultando em 74.474 sentenças e decisões de acordo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Veículo de Fraiburgo se envolveu em acidente fatal

Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…

16 minutos ago

A esponja de limpeza que remove gordura em segundos e ninguém te contou

Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…

38 minutos ago

Avaí/Kindermann vence o Vasco e entra no G4 do Brasileiro A2

As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…

13 horas ago

Homem morre após ferimento de arma branca na perna

Na manhã deste sábado (18), uma guarnição dos Bombeiros Militares de Santa Cecília foi acionada…

22 horas ago

Cobalchini anuncia R$ 900 mil em recursos para Calmon

Na noite desta quinta-feira (15), o deputado federal Valdir Cobalchini esteve em Calmon para anunciar…

22 horas ago

Ação policial identifica adolescente vítima de exploração

Na noite de quinta-feira (15), a Polícia Militar de Caçador participou de mais uma etapa…

22 horas ago

This website uses cookies.