Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Possível retirada da obrigatoriedade da autoescola gera debate sobre segurança

Mudança proposta pelo Ministério dos Transportes busca ampliar o acesso à habilitação, mas especialistas alertam para impactos na educação de trânsito e no mercado de trabalho

O governo federal estuda uma mudança significativa nas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, em análise pela Casa Civil, que deverá ser apresentada em breve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê o fim da obrigatoriedade da autoescola para quem ainda não tirou o documento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida, segundo o Ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho, busca ampliar o acesso à CNH, principalmente para pessoas de baixa renda. Com o novo modelo, o processo de habilitação poderá ser feito por meio de plataformas digitais, sem a necessidade de frequentar aulas presenciais em centros de formação de condutores (CFCs).

Publicidade

Contudo, a proposta tem gerado polêmica. Empresários e especialistas em segurança viária alertam para os possíveis impactos negativos na educação para o trânsito. Para o empresário Cléber Petry, do setor de autoescolas, a medida representa um retrocesso perigoso.

“Trânsito está entre as cinco maiores causas de morte no Brasil. Se tirarmos a formação adequada, o colapso virá nos hospitais, postos de saúde e, principalmente, na educação. Autoescola não é só aula de direção, é educação para salvar vidas”

Ele destaca que a mudança pode parecer vantajosa financeiramente à primeira vista, mas alerta que, sem o apoio de instituições formais, os custos podem ser ainda maiores. “Vão criar plataformas digitais e exigir instrutores particulares. No fim, o processo pode sair mais caro que o atual. Além disso, milhares de empregos estarão em risco, desde instrutores até funcionários administrativos das autoescolas.”

Possível retirada da obrigatoriedade da autoescola gera debate sobre segurança; assista

Impacto social e econômico

Além das preocupações com a segurança no trânsito, a proposta também levanta debates sobre os impactos econômicos da mudança. Petry lembra que o setor das autoescolas movimenta uma cadeia importante de empregos diretos e indiretos em todo o país. “Não se trata apenas de donos de autoescolas, mas de trabalhadores que sustentam suas famílias há anos com esse serviço”, reforçou.

Outro ponto destacado é a arrecadação de impostos. A possível desobrigação das aulas em CFCs pode afetar a economia de municípios que arrecadam tributos sobre os serviços oferecidos pelas autoescolas.

A formação de condutores é um dos pilares da segurança viária. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a educação para o trânsito é um direito de todos e deve ser promovida pelo Estado. Para especialistas, flexibilizar esse processo pode comprometer a preparação dos futuros motoristas.

“A questão não é financeira. É sobre cuidar da vida das pessoas. Você colocaria seu filho no trânsito sem nenhuma formação? A autoescola é a base dessa educação

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher é vítima de sequestro relâmpago durante assalto em Capinzal

Uma mulher de 49 anos viveu momentos de terror...

Castelo de pedras construído por pai e filho encanta cidade de SC

Uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina abriga...

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos

O influenciador digital Henrique Maderite morreu aos 50 anos...

Bairro Nossa Senhora Salete ganhará nova praça

A Nova praça do bairro Nossa Senhora Salete está...

Comércio de Caçador atende em horário especial neste sábado

O comércio de Caçador atende em horário estendido até...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Forte temporal com granizo assusta moradores de Videira e Iomerê

O município de Videira e Iomerê enfrentaram um...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Outros Tópicos Interessantes