Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Senado aprova PEC que acaba com reeleição e altera mandatos no Brasil

A proposta também amplia os mandatos de todos os cargos eletivos, passando para 5 anos para prefeitos, governadores e presidentes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidentes da República. A aprovação foi simbólica, mas trouxe consigo uma série de mudanças no cenário político nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A principal proposta é a eliminação da reeleição, que passaria a não ser permitida a partir de 2028.

Publicidade

Além disso, a PEC sugere a ampliação dos mandatos dos cargos eletivos, com a introdução de mandatos de 5 anos para prefeitos, governadores, deputados e presidente da República, enquanto senadores teriam mandatos de 10 anos.

Unificação das eleições

Outro ponto importante da PEC é a unificação das datas das eleições municipais e gerais a partir de 2034.

A mudança visa, entre outras coisas, reduzir os custos operacionais do processo eleitoral.

O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), acredita que a medida pode impulsionar uma renovação política e permitir que os governantes foquem em “projetos estruturantes”, ao invés de ficarem focados em suas reeleições.

Quando começa a valer?

De acordo com a proposta, a primeira aplicação da mudança seria nas eleições de prefeitos em 2028, onde os eleitos para o primeiro mandato em 2024 seriam os últimos a poder se reeleger.

Já no caso de governadores e presidentes, as alterações ocorreriam somente a partir de 2034.

Para os senadores, a mudança também ocorre de forma gradual: os eleitos em 2026 teriam mandato de 8 anos, e os de 2030, de 9 anos.

A PEC ainda prevê regras de transição para os mandatos, com a ampliação progressiva ao longo dos próximos anos.

O texto da PEC também prevê um sistema eleitoral unificado a partir de 2034, estabelecendo que todas as eleições, municipais e gerais, ocorram em uma única data.

Com isso, o intervalo entre os pleitos seria de 5 anos, o que reduziria gastos com a organização das eleições, além de facilitar a logística da Justiça Eleitoral.

O presidente da CCJ no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), enfatiza que a unificação ajudaria a diminuir a constante pressão política que as eleições a cada dois anos geram, tornando o processo menos desgastante para eleitores e candidatos.

Próximos passos

A proposta ainda passará por novos debates e votações no plenário do Senado. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 49 votos favoráveis, em dois turnos.

Caso seja aprovada, a PEC seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caçadorense sub-21 garante classificação antecipada e busca liderança

A equipe Sub-21 da Caçadorense segue fazendo uma campanha...

Motociclista ignora bloqueio e danifica obra entre Treze Tílias e Arroio Trinta

Uma obra de melhoria viária executada pela Prefeitura de...

Atletas de Videira brilham na Seletiva da Seleção Catarinense de Handebol

Seis atletas de Videira marcaram presença na Seletiva da...

ExpoCaçador 2026 está chegando com grandes shows e programação especial

A contagem regressiva já começou para a ExpoCaçador 2026,...

Doações de sangue caem 4% e acendem alerta em SC

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina,...

Mais Lidas da semana

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Advogada é presa ao tentar entrar em presídio com eletrônicos escondidos em creme hidratante

Uma advogada foi surpreendida na tarde de segunda-feira, dia...

Mutirão de castrações atende animais em Caçador nesta semana

O Centro de Bem-Estar Animal de Caçador realiza nesta...

Master paga valor correspondente a 3 salários médios a 2,1 mil colaboradores

A Master, referência nacional na produção de alimentos à...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

Outros Tópicos Interessantes